Qualquer tenista sempre terá os Grand Slams como os principais eventos a disputar em uma temporada, e esse cenário não é diferente com o Aberto dos Estados Unidos, principal atração da modalidade nesse mês de agosto. Entre os brasileiros no US Open, João Fonseca é um nome a se prestar bastante atenção. Ele disputará o quali no dia 19 e, caso passe, entrará na chave principal do evento. Mas, afinal, qual foi a sua melhor campanha até agora? O atleta já havia participado antes?
Leia o texto a seguir para descobrir essas respostas. Além disso, confira um pouco da trajetória que Fonseca teve no tênis desde que começou a jogar de forma profissional e uma curiosidade sua que está ligada a Roger Federer.
O trajeto de João Fonseca no juvenil
João Fonseca nasceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2006. Os primeiros passos no esporte foram aos 11 anos, período que é um pouco tardio quando comparado ao de outros atletas. No entanto, isso tem uma explicação. Quando menor, o atual tenista adorava praticar futsal, mas depois que sofreu uma grave lesão, decidiu se afastar por achá-lo muito perigoso.
Dessa forma, acabou se apaixonando por tênis e começou a praticar a modalidade no Novo Rio Country Clube. A partir daí, despontou entre os jovens e, mundialmente, se tornou um fenômeno. Alguns dos seus feitos até agora incluem o título do US Open Juvenil de 2023 e o posto de número 1 do mundo no ranking de juniores.
Além disso, vale destacar que, em 2024, ele fez uma excelente participação no torneio do Rio Open. Classificado como wildcard, ele chegou até as quartas de final, quando perdeu para o argentino Mariano Navone.
Ligação com Roger Federer
Uma curiosidade sobre João é que ele utiliza a marca de acessórios esportivos que tem o suíço como um dos sócios: a On.
A parceria entre On e Fonseca foi firmada ainda em 2023 e, além dele, outros nomes famosos do tênis mundial aderiram à marca, como a polonesa Iga Świątek e o americano Ben Shelton.
Performances de João Fonseca no US Open
Quanto à chave principal do torneio de simples, o atleta ainda não obteve resultados. João irá participar de um qualificatório que terá início no dia 19 e, se avançar, terá sua primeira participação no Grand Slam.
Felizmente, a sua fase é muito boa nos últimos meses. Aliás, ele foi campeão de um evento Challenger na cidade de Lexington no início de agosto. Resta agora torcer para que ele carregue esse momento para as próximas semanas.
Lembrando que outro brasileiro que também deve participar dessa etapa de qualificação é Felipe Meligeni, sobrinho do ex-tenista Fernando Meligeni.
Onde assistir João Fonseca no US Open?
Caso você queira acompanhar o Grand Slam dos Estados Unidos, saiba que a responsável pela transmissão será a ESPN. Dessa forma, além dos vários canais da emissora disponíveis na TV fechada, será possível assistir ao evento pela plataforma de streaming Disney+.