Ingrid Oliveira é, de fato, uma das principais atletas dos Saltos Ornamentais do Brasil. Com participações nas Olimpíadas do Rio e de Tóquio, ela também foi medalhista em duas edições de Jogos Pan-Americanos nos 10 metros sincronizados.
Veja a trajetória de Ingrid Oliveira, seus títulos e estatísticas.
Trajetória de Ingrid Oliveira nos Saltos Ornamentais
Nascida no Rio de Janeiro, Ingrid começou a praticar esportes com a ginástica olímpica no Fluminense. Porém, sua irmã Érica competia nos saltos ornamentais, o que fez com que ela mudasse de modalidade.
Aos 18 anos, em 2015, a atleta participou dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 em Nanquim, na China. Depois disso, ela partiu para uma sequência de Jogos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos e também campeonatos mundiais da modalidade.
Conquistas, títulos e estatísticas
Nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, Ingrid Oliveira já conquistou um grande resultado nos Saltos Ornamentais: o 5° lugar na plataforma de 10 metros. Além disso, ela também ficou em 7º no trampolim.
Em seguida, a carioca se tornou medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015 ao lado de Giovanna Pedroso na plataforma sincronizada.
Por outro lado, no Rio em 2016 a dupla não conseguiu um bom resultado em sua primeira Olimpíada e terminou em 8° na plataforma sincronizada. Na plataforma individual, Ingrid ficou apenas com a 22ª colocação.
Contudo, nos Jogos Sul-Americanos de 2018, a atleta faturou duas medalhas para o Brasil, incluindo um ouro na plataforma individual e um bronze na plataforma sincronizada com Giovanna.
Nas Olimpíadas de Tóquio, Ingrid só participou da prova de plataforma individual. Mais uma vez, o resultado foi frustrante, com a brasileira terminando na 24ª posição.
Mais conquistas e ótimos resultados
Recentemente, a saltadora obteve resultados muito positivos. Em 2022, se tornou a brasileira com melhor desempenho em uma prova de Salto no Mundial de Esportes Aquáticos com o 4° lugar conquistado em Budapeste, na Hungria.
Já no ano seguinte, ela voltou a uma final de Mundial, dessa vez ficando na 12ª colocação. Ainda em 2023, a carioca foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos na plataforma sincronizada ao reeditar a dupla com Giovanna Pedroso.
Ingrid ainda quase subiu ao pódio novamente, ficando na 4ª colocação na plataforma individual.
Da mesma forma que a brasileira teve grandes conquistas em Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos, além de recordes em Mundiais, ela também possui ótimos resultados no circuito internacional.
Dessa forma, pode-se citar o Grand Prix Mundial de Saltos Ornamentais, em que ela possui 11 medalhas, incluindo quatro ouros.
Confira, a seguir, algumas das principais estatísticas de Ingrid Oliveira em sua carreira nos Saltos Ornamentais:
- 5 medalhas de ouro;
- 4 medalhas de prata;
- 6 medalhas de bronze;
- Melhor resultado do Brasil no Salto em Mundiais de Esportes Aquáticos.
Participação nos Jogos Olímpicos de Paris
Ingrid se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 por conta de seu resultado no último Mundial de Esportes Aquáticos, sendo uma das 12 melhores do campeonato.
Sua estreia em território francês ocorreu em 5 de agosto, nas eliminatórias da plataforma individual. Porém, não conseguiu se classificar e deu adeus aos Jogos de Paris muito cedo. Ingrid começou bem, fez 67,20 pontos no primeiro salto, mas no segundo a pontuação não foi tão boa e ela acabou em 23º lugar, com 255,90 pontos. Infelizmente, não conseguiu ficar entre as 18 classificadas para as semifinais.