Início » Outros Esportes » História do voleibol: quem criou, como se popularizou e mais 

História do voleibol: quem criou, como se popularizou e mais 

Publicado em:

Última atualização:

Ao história do Voleibol já é antiga. O esporte teve várias mudanças, algo que se é esperado dado o avanço e desenvolvimento do mesmo, principalmente pela tecnologia. Porém, é claro que a essência do vôlei em sua origem continua nos dias atuais.

Sendo assim, para aqueles que se perguntam o que é voleibol: é um esporte disputado entre duas equipes, geralmente com seis jogadores em cada lado que precisam rebater a bola para frente ou para trás por cima de uma rede alta. 

O objetivo é fazer com que a bola toque a quadra dentro da área de jogo do adversário. Além disso, também é preciso impedir que ele faça o mesmo. Para evitar que isso aconteça, os jogadores rebatem as bolas lançadas pelo time adversário para cima, ou então em direção a um companheiro de equipe antes que a bola toque a quadra.

A partir disso, esse companheiro então pode rebatê-la novamente por cima da rede ou então rebatê-la para um terceiro jogador — já que são permitidos três toques por equipe — que a rebate por cima da rede. 

Por meio dessa explicação, é possível observar diversos elementos que compõem outros esportes. Um exemplo é o uso da bola com as mãos ou de uma rede que separa as equipes, e isso tem tudo a ver com a origem do voleibol. Saiba mais. 

Qual a origem e a história do voleibol? 

Quem criou o voleibol foi William G. Morgan, Diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM) em 1895 — quatro anos após a invenção do basquetebol — na cidade de Holyoke, em Massachusetts (Estados Unidos). 

Dito isso, o primeiro nome de batismo do esporte foi mintonette. Ele mudado quando um professor de Springfield College, em Massachusetts, sugeriu o nome de “vôlei”. O nome foi dado por conta da natureza de voleio do jogo — ação de rebater a bola ao jogador oponente sem deixá-la cair ao chão. 

O esporte da moda naquela época já era o basquete pela sua rápida difusão no país, porém, era um jogo muito exaustivo para as pessoas de maior idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, William analisou os principais esportes e idealizou um ideal com os aspectos que considerou mais adequados de cada um. 

Primeiras regras e registros

Do basquete veio a bola, do tênis veio a rede e do handebol o uso das mãos. A rede ficou a uma altura de 1,98m. Quanto a bola, o peso da primeira usada era muito grande e, assim, Morgan pediu para que a firma A.G. Spalding & Brother fabricasse uma mais apropriada para o jogo. 

Em 1896, foi publicado o primeiro artigo sobre voleibol, escrito por J.Y. Cameron em uma edição do “Physical Education” em Buffalo, Nova York. Nele, ele apresentava um resumo do jogo e de suas regras de forma mais generalizada.  

A partir disso, Morgan criou as primeiras regras do jogo e as imprimiu na primeira edição do Manual Oficial da Liga Atlética das Associações Cristãs de Moços da América do Norte (1897). Com isso, a febre do esporte se espalhou por escolas, parques, comunidades, forças armadas e outras organizações da América do Norte e posteriormente para o resto do mundo. 

As medidas da primeira quadra de voleibol eram 15,24m de comprimento e 7,62m de largura, enquanto a rede media 0,61m de largura, 8,235 m de comprimento e 1,98m de altura contando do chão até a borda superior. 

Já a bola pesava entre 252 a 336g e possuía uma circunferência de 63,7 a 68,6cm, sendo feita com uma câmera de borracha revestida em couro ou lona. 

O crescimento do voleibol

A popularização foi estratosférica e logo o jogo se viu presente no cenário mundial no passar dos anos. Chegou ao Canadá em 1900, na China e no Japão em 1908, nas Filipinas em 1910 e em muitos outros países europeus, asiáticos, africanos e sul-americanos. 

Nosso primeiro vizinho a conhecer o voleibol foi o Peru, também em 1910, através de uma missão do governo que procurava reestruturar a educação primária peruana. 

Assim como o basquete, o voleibol também foi o passatempo de soldados tanto na Primeira como na Segunda Guerra Mundial.

Em 1947 foi criada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com 14 países membros. Atualmente já são mais de 200 países filiados. A organização é a responsável por todas as ações e questões que envolvem o esporte, bem como a organização de eventos, competições, torneios e congressos, além de também ofertar cursos para árbitros e técnicos. 

Dois anos depois, em 1949, ocorreu o primeiro campeonato de vôlei masculino, que ocorreu na Tchecoslováquia e teve os russos — na época União Soviética — como seus primeiros ganhadores. O primeiro campeonato feminino aconteceu três anos depois, em 1952, também tendo as russas como campeãs.   

A história do voleibol nas Olimpíadas

Com uma organização internacional para regular e cuidar do esporte no mundo e também dada sua alta difusão, em 1957 o Comitê Olímpico Internacional concedeu o status de esporte olímpico ao vôlei de quadra, o que permitiu a estreia do voleibol nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964.

As quatro primeiras disputas pelo ouro feminino ocorreram entre Japão e União Soviética nos Jogos Olímpicos de 1964 até 1980. Cada um dos países conquistou o ouro duas vezes nesse período.

Depois disso, a União Soviética conquistou mais duas medalhas em sua história, uma em 1980 e outra em 1988, enquanto a China conquistou medalhas em 1984 em Los Angeles, e em 2004 em Atenas.

Já Cuba conquistou três medalhas de ouro consecutivas, uma em Barcelona 1992, outra em Atlanta 1996 e a última em Sydney 2000. Enquanto isso, a Seleção Brasileira de voleibol feminino se tornou a terceira seleção a conquistar medalhas de ouro consecutivas na modalidade, a primeira em Pequim 2008 e a segunda em Londres 2012. 

Seleções com mais medalhas no Vôlei nos Jogos Olímpicos

As equipes masculinas que mais ganharam medalhas olímpicas na história do voleibol foram: 

  1. Brasil – seis medalhas, sendo três de ouro e três de prata;
  2. União Soviética – seis medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze;
  3. Estados Unidos – cinco medalhas, sendo três de ouro e uma de bronze;
  4. Rússia – quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze;
  5. Japão – três medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. 

Já as seleções femininas que mais ganharam medalhas nas olimpíadas foram:

  1. União Soviética – seis medalhas, sendo quatro de ouro e duas de prata;
  2. China – seis medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze;
  3. Cuba – quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de bronze;
  4. Japão – seis medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze;
  5. Brasil cinco medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.  

E o vôlei de praia?

A história do vôlei de praia começou por volta de 1920 nas praias do Havaí. Foi lá que ele passou a ser jogado como um passatempo no verão. Essa foi uma tendência que logo alcançou as praias cariocas em 1930.

A inclusão do vôlei de praia como esporte olímpico ocorreu em 1996 nos Jogos de Atlanta. Essa foi definitivamente uma medida que ajudou a elevar a popularidade do esporte em um nível muito maior. 

Nas Olimpíadas, os Estados Unidos, país de origem do esporte, dominam esta categoria. Eles já conquistaram sete medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze até o momento.

Logo após a estreia olímpica também ocorreu o primeiro Campeonato Mundial de Vôlei de Praia da FIVB em 1997. O evento ocorre a cada ano alternado e o Brasil é o país mais bem sucedido, tendo conquistado 12 medalhas de ouro (masculinas e femininas) até então.  

A história do voleibol no Brasil 

A história do voleibol no Brasil se iniciou com a chegada do esporte no país em 1930. No entanto, não é possível saber ao certo quem trouxe-o ao país. Porém, foi nesse ano que a primeira partida de vôlei aconteceu por aqui, mais especificamente em Recife, Pernambuco. 

Dessa forma, o segundo esporte mais popular do Brasil, o vôlei, foi jogado pela primeira vez em solo brasileiro no Nordeste, no Colégio Marista de Recife, em 1915. Após isso, espalhou-se por outros estados por meio da Associação Cristã de Moços de São Paulo. 

No início, assim como o basquete, o voleibol enfrentou um pouco de resistência do público masculino por não ser tão violento e, portanto, ser considerado um esporte feminino. Mas, com o passar do tempo, também foi difundido entre os homens. 

Em 1923 ocorreu o primeiro campeonato de voleibol no Rio de Janeiro, o que trouxe mais força para a popularização do esporte no Brasil. Além disso, o clube profissional brasileiro criado foi o Fluminense. 

Hoje em dia, o Brasil é referência tanto no vôlei de quadra quanto no de areia no mundo. O país é um dos com maior número de medalhas olímpicas, bem como um dos países que mais conquistaram títulos nessas modalidades.