O triatlo ou triathlon é um esporte de resistência que combina natação, ciclismo e corrida em uma única competição, desafiando a versatilidade e a resistência dos atletas. Esporte olímpico, com competições de destaque como o Ironman e destaque por atrair tanto amadores quanto profissionais, a história do triatlo é recente. Confira a seguir os detalhes da origem da modalidade.
Qual é a história do triatlo?
Origem do triatlo
A história do triatlo começa em 1974, na cidade de San Diego, Califórnia, EUA. Naquele ano, o clube de atletismo San Diego Track Club enviou a seus atletas uma planilha de treinamentos para as férias, incluindo exercícios de natação e ciclismo.
Quando os atletas retornaram, os treinadores organizaram um teste para verificar se haviam cumprido a “lição de casa”. A prova consistia em nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 quilômetros em um condomínio fechado nas proximidades e, por fim, correr cinco quilômetros na pista de atletismo.
Os atletas gostaram do “teste” e pediram aos treinadores para repetirem o programa nas férias seguintes. Desta vez, os guarda-vidas de San Diego foram convidados para participar, a fim de adicionar maior competição ao “desafio”.
Ao fim das férias, a prova contou com 55 participantes, e os atletas se destacaram. Nas férias seguintes, em 1976, os salva-vidas sugeriram algumas modificações: 700 metros de natação em águas abertas (no mar), 15 quilômetros de ciclismo na praia e arredores, e 4,5 quilômetros de corrida de cross-country.
Dessa vez, 95 pessoas participaram do evento, que ganhou regularidade ao longo dos anos, consolidando a modalidade no triatlo entre os primeiros praticantes.
Origem do Ironman Triathlon
Anos depois, no Havaí, um novo desafio levou a história do triatlo a um novo nível. Um grupo de ex-oficiais da marinha norte-americana discutia sobre qual era o atleta mais completo: os nadadores da Travessia de Kailua (3,8 km), os ciclistas da Volta Ciclística de Oahu (180 km) ou os corredores da Maratona Olímpica do Havaí (42,1 km).
Para determinar a resposta, o ex-oficial John Collins propôs uma prova combinando as três modalidades, realizadas de forma sucessiva e sem intervalos, em 1977. Quem concluísse em menor tempo seria conhecido como “Ironman”, ou “Homem de Ferro”.
Meses depois, em fevereiro de 1978, 15 atletas participaram da disputa, vencida pelo motorista de táxi Gordon Haller. Desse modo, o primeiro “Homem de Ferro” nadou os 3,8 km em 1h20min, pedalou os 180 km em 6h56min e finalizou a maratona em 3h30min, totalizando 11h 46min 40seg. Dos 15 participantes que iniciaram a prova, apenas 12 completaram.
Desde então, anualmente, diversos atletas vão ao Havaí com o sonho de cruzar a linha de chegada da prova que não apenas ajudou a popularizar o triathlon mundialmente, mas também se tornou uma das franquias esportivas mais bem-sucedidas de todos os tempos, o Ironman.
Recorde do Ironman Triathlon
Atualmente, existe um circuito mundial com 45 provas de Ironman em diversos destinos ao redor do mundo. Todas as provas são organizadas por empresas que licenciam o uso da marca Ironman, propriedade da WTC (World Triathlon Corporation).
Dessa maneira, o Ironman de Kona, no Havaí, é o Campeonato Mundial de Ironman. O tempo limite para completar uma prova de Ironman é de 17 horas. Os atletas profissionais competem por prêmios em dinheiro e pela chance de disputar o Campeonato Mundial no Havaí.
O melhor tempo já registrado em um Ironman foi alcançado pelo britânico Timothy Philip, em Florianópolis, em 2017, com a marca de 7h40min33s.
O Ultraman Triathlon e novas modalidades
Por volta da virada do século, o Ironman ganhou adaptações em uma nova competição, ainda mais difícil: o Ultraman Triathlon. Em um novo capítulo da história do triatlo, a nova prova é composta por três dias. Assim, no primeiro dia, o atleta deve nadar 10 quilômetros e então seguir para 145 quilômetros de ciclismo.
No segundo dia, são mais 276 quilômetros de ciclismo. E, por fim, no terceiro e último dia, o atleta corre 84,4 quilômetros, o que equivale a duas maratonas completas. O Brasil é destaque na competição com Alexandre Ribeiro, que venceu a competição em seis anos diferentes (2003, 2005, 2008, 2009, 2011 e 2012).
A partir da década de 1980, o triatlo ganhou grande popularidade mundial, mas as longas distâncias do Ironman limitavam a participação de novos atletas. Para popularizar o esporte, os patrocinadores propuseram distâncias menores.
Dessa forma, em 1986 surgiu o Short Triathlon (ou Sprint Triathlon), com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Esta versão mais curta atraiu muitos participantes e facilitou a organização de eventos, além de proporcionar maior interação entre público e atletas devido ao formato de circuito.
A história do triatlo nas Olimpíadas
O triathlon fez sua estreia oficial nos Jogos Olímpicos de Sydney de 2000, onde o canadense Simon Whitfield e a suíça Brigitte McMahon marcaram seus nomes na história como os primeiros medalhistas de ouro do esporte.
Nos Jogos Olímpicos, o formato da prova de triatlo, tanto para a prova feminina quanto para a masculina, consiste em 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Não há baterias.
Ou seja, a competição é uma corrida única em que o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada é o vencedor. Adicionalmente, o revezamento misto entrou nas Olimpíadas de Tóquio 2020, com equipes compostas por dois homens e duas mulheres competindo em um triatlo de curta distância.
A história do triatlo no Brasil
Na história do triatlo no Brasil, a primeira prova oficial de triatlo ocorreu em 1983, no Rio de Janeiro, na qual as distâncias eram de 1 km de natação, 43 km de ciclismo e 11 km de corrida.
A competição foi organizada pelo jornalista José Inácio Werneck, o mesmo responsável por idealizar e estabelecer a Maratona do Rio de Janeiro. O primeiro vencedor foi Roger de Moraes.