Início » Outros Esportes » História do Handebol: descubra a origem e conheça algumas curiosidades

História do Handebol: descubra a origem e conheça algumas curiosidades

Publicado em:

Última atualização:

O handebol, desde os seus primórdios até os dias atuais, é tido como um dos esportes mais impactantes globalmente, sobretudo devido ao seu desenvolvimento e popularização ao longo dos anos. Mas quem foi o seu criador? Como se deu essa expansão internacional? Continue lendo e fique por dentro da história do handebol!

Criação e oficialização: o começo da história do handebol

No ano de 1919 o handebol foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz. A criação se deu após o professor e seus companheiros revisitarem e readaptarem o “torball”, esporte então praticado por deficientes visuais. A partir daí, teve origem o handebol da forma que hoje é conhecida e praticada.

Em seguida, a Federação Alemã de Ginástica tornou o handebol um esporte oficial, passando a ser praticado através de competições realizadas em países como a própria Alemanha e também a Suíça e a Áustria.

Oficialmente, em 1925 ocorreu a primeira partida oficial de handebol, disputada pelos times da Alemanha e da Áustria, onde os austríacos acabaram vencendo por 6 a 3.

Processos antigos e evoluções da história do handebol

Embora a oficialização tenha vindo em 1925, se olharmos um pouco mais para trás na história do handebol, veremos que processos semelhantes ao esporte já existiam em muitas culturas antigas. Na Grécia existia um jogo chamado “urânia”, que consistia no arremesso de bolas com as mãos. Já em Roma, existia uma prática denominada “haspartan”, onde também a bola era também arremessada utilizando as mãos.

A evolução seguiu ao longo dos anos, quando em 1936 o handebol estreou como esporte olímpico nos Jogos de Berlim, demonstrando sua solidez e posicionando-o como um dos esportes de equipe mais eletrizantes existentes.

O handebol no mundo

Analisando a história do handebol, nos dias atuais o esporte é praticado em mais de 180 países, contando com milhões de jogadores e torcedores. Todavia, na Europa é onde se encontra sua maior tradição e excelência, principalmente quando olhamos para países como Alemanha, França, Dinamarca e Noruega.

Mas, é claro, cada vez mais o esporte vem se tornando popular em outro continentes, como o asiático, africano e também na América do Sul.

O handebol feminino e o destaque no Brasil

É claro que o handebol feminino não ia ficar de fora. No cenário esportivo global, os times femininos seguem ganhando destaque. Rússia e Noruega, por exemplo, possuem títulos mundiais e olímpicos em seu currículo.

No Brasil, em 2013 a Seleção Brasileira Feminina de Handebol foi campeã mundial, um momento histórico para o Brasil e para chamar a atenção para as habilidades das nossas jogadoras, bem como para abrir as portas ao incentivo, reconhecimento e investimento no handebol feminino nacional.

Algumas curiosidades do handebol

Você sabia que além da quadra e do salão, o handebol também é jogado em superfícies como areia? Pois é. O chamado handebol de praia popularizou-se nos anos 80, uma prática única e em ambiente natural.

Outro fato curioso na história do handebol: em 1993, o esporte foi adaptado para cadeirantes aqui no Brasil, proporcionando a inclusão de pessoas com deficiência física e promovendo a acessibilidade ao esporte.