A história do futsal no Brasil começou entre as décadas de 30 e 40, cerca de quarenta anos após seu “primo” futebol. Hoje, o futsal é o segundo esporte mais jogado no país. Apesar disso, os campeonatos oficiais não recebem tanto prestígio do público e, consequentemente, os jogadores estão longe da remuneração dos atletas de futebol.
Continue a leitura e conheça mais sobre a história do futsal no Brasil, quais os campeonatos oficiais no país e os principais times do futebol de salão brasileiro.
O começo do futebol de salão no Brasil
Apesar do Brasil ser o país do futebol, a origem provável de seu primo futsal vem dos hermanos uruguaios, mais especificamente do professor de Educação Física Juan Carlos Ceriani.
Mesmo assim, no Brasil, o futebol de salão começou com um grupo de jovens da Associação Cristã de Moços que não encontravam campos de futebol disponíveis para suas partidas. Por isso, eles adaptavam o futebol para quadras de basquete de forma que os jogos começassem com seis atletas em linha e um no gol. Com o tempo e regras específicas, o futsal chegou aos cinco jogadores que vemos em quadra hoje – sendo quatro em linha e um no gol.
Primeiras entidades do futsal brasileiro
A primeira entidade do futsal brasileiro surgiu em 1954, conhecida hoje como a Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano, a Federação Mineira de Futebol de Salão também foi criada e, em 1955, surgia a Federação Paulista de Futsal. A partir de então, surgiram outras entidades do futsal brasileiro. Confira:
- 1956: surgiram quatro federações: Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana
- 1957: Catarinense e Norte-Rio-Grandense
- 1957: Sergipana
- 60s: Pernambucana, Distrito Federal e Paraibana
- 70s: Acreana, Sul-Mato-Grossense, Goiana, Piauiense, Mato-grossense e Maranhense
- 80s: Amazonense, Rondoniense, Paraense, Alagoana, Capixaba e Amapaense
- 90s: Roraimense e Tocantinense
Além das entidades estaduais, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão foi criada em 1979 e teve como primeiro presidente Aécio de Borba Vasconcelos.
Quantas Copas do Mundo de Futsal o Brasil tem?
Com a bola rolando em quadra, o país do futebol e do futebol de salão não poderia deixar de ser a primeira sede da Copa do Mundo de Futsal, em 1982, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Com participações da seleção canarinho, além de Argentina, Colômbia, Costa Rica, Holanda, Itália, Japão, México, Paraguai, Tchecoslováquia e Uruguai, o Brasil enfrentou a seleção paraguaia na final. O destino não poderia ser diferente: isso porque o Brasil foi o primeiro país campeão da Copa do Mundo de Futsal, batendo o Paraguai por 1 a 0, com gol do ex-ala Jackson.
Já em 1985, a sede da Copa do Mundo foi a Espanha. Nessa edição, a competição já contava com outras seleções além das anteriores, como a própria Espanha, Austrália, Japão e Canadá. Mesmo assim, nenhuma delas foi páreo para o Brasil, que foi mais uma vez campeão da competição.
Ao todo, a seleção brasileira conquistou sete campeonatos mundiais de futsal, sendo o último troféu em 2016. As outras seleções campeãs são Espanha (2x), Paraguai, Argentina e Portugal (1x cada).
Campeonatos brasileiros e seus maiores campeões
Existem dois campeonatos nacionais de futsal no país: a Taça Brasil (1968) e a Liga Nacional de Futsal (1996). Os maiores campeões da história da Taça Brasil são Jaraguá (7x) e Sumov-CE (6x). Na Liga Nacional, no entanto, venceram mais vezes Carlos Barbosa (5x) e Jaraguá (4x).