A história do futsal tem duas versões, mas elas carregam algo em comum. A primeira indica que o futsal foi criado no Brasil, enquanto a segunda – e mais aceita –, diz que o esporte começou no Uruguai. Seja lá onde tenha sido criado, uma coisa é fato: a América do Sul é a precursora da modalidade que encantou parte do mundo.
Continue a leitura e saiba mais sobre a história do futsal, qual sua origem e o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.
A história do futsal: quando surgiu a modalidade?
Apesar de ter duas versões registradas, o futsal foi criado entre os anos 30 e 40. Na versão uruguaia, quem criou o esporte foi o professor de Educação Física Juan Carlos Ceriani, em 1939, que o chamou de Indoor Football.
Já na segunda versão, o esporte teria sido criado por brasileiros da Associação Cristã de Moços, que queriam jogar futebol, mas não encontravam campos disponíveis. Por isso, passaram a jogar em quadras de basquete e, sem saber, começaram a história de um novo esporte em todo o mundo.
Primeiras regras do futsal
O professor Juan Carlos Ceriani foi o responsável pela criação das primeiras regras do futsal, que mesclavam também as do basquete e do handebol. Como as quadras eram bem menores do que o campo, não havia a possibilidade de ter os mesmos 22 jogadores simultaneamente. Dessa forma, surgia uma das primeiras regras do futsal: cada time poderia ter apenas cinco jogadores, sendo um no gol e quatro em linha.
Além disso, as bolas de futebol eram muito grandes e leves para o salão. Por isso, adaptou-se o tamanho da bola de futsal para um menor e aumentou-se significativamente seu peso. Assim, ela quicava menos e permanecia mais dentro de quadra, facilitando as jogadas dos atletas, especialmente os dribles.
Além de Ceriani, Roger Grain e, principalmente, Habib Maphuz, que seria posteriormente o primeiro presidente da Federação Paulista, também contribuíram para as regras da modalidade.
Primeiras entidades da modalidade
Em 1954, surgiu a primeira entidade oficial de futsal no Brasil: a Federação Metropolitana de Futebol de Salão. Posteriormente, fundaram a Federação Mineira de Futebol de Salão e, já em 1955, surgiu também a Federação Paulista de Futebol de Salão.
A Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão surgiu apenas 14 anos após, em 1969. Dois anos depois, juntamente aos representantes da Argentina, Brasil, Uruguai, Portugal e outros países, surgia a Federação Internacional de Futebol de Salão – Fifusa -, que teve como primeiro presidente João Havelange, que também presidia o Conselho Desportivo Brasileiro (CDB).
Foi somente em 1990 que o Brasil desligou-se da Fifusa e adotou as regras da FIFA. Após o feito, a seleção levantou quatro taças de Campeão Mundial: em 1992, 2004, 2008, 2012 e 2016.
Quais são as seleções campeãs da Copa do Mundo de Futsal?
Assim como no futebol, a Copa do Mundo de Futsal também acontece de quatro em quatro anos. Veja quais seleções já levantaram a taça mais importante da competição desde a Fifusa até aqui:
- Brasil – sete vezes campeã (1982, 1985, 1989, 1992, 2004, 2008, 2012 e 2016)
- Espanha – duas vezes campeã (2000 e 2004)
- Paraguai (1988)
- Argentina (2016)
- Portugal – atual campeã (2021)