Início » Skate » Guia completo sobre a história do Skateboarding

Guia completo sobre a história do Skateboarding

Publicado em:

Última atualização:

Depois de grande sucesso na Olimpíada de Tóquio, o skate estará presente no programa de Paris 2024. O Parc Urbain La Concorde receberá todos os olhos dos brasileiros para o torneio devido a grande presença de atletas nacionais. Muitas pessoas, pela popularidade nos anos recentes, têm procurado mais sobre a história do skateboarding.

Para a Olimpíada de 2024, o Brasil foi o único país que conseguiu levar 24 representantes para a série de classificação. Isso mostra a relevância e destaque que o skate vem obtendo entre o público geral.

Quer entender mais sobre o esporte, suas origens, avaliações técnicas e principais skatistas do mundo? Confira nosso guia completo sobre a história desse esporte.

História do skateboarding

Diferente de outros esportes, a história do skateboarding não tem um início cronológico ao certo. Muitos especialistas da área indicam que a modalidade começou nos Estados Unidos, derivando dos roles scooters, no início do século XX

Em 1918, o jovem Doc Ball desmontou o equipamento muito similar a um patinete e desmontou suas rodas, estabilizando elas em um eixo de madeira. Porém, no início, se andava de skate com os joelhos apoiados na madeira. Sendo assim, o instrumento era visto como um simples brinquedo.

No final dos anos 50, quando o surf explodia nos Estados Unidos, os californianos tentavam imitar as manobras do esporte usando o item. Foi em 1963 que o skateboarding ganhou nome e popularidade, tendo suas próprias manobras e identificação. 

Recentemente, o skate foi oficialmente incluído na lista de esportes olímpicos. Sua primeira aparição nos jogos foi em Tóquio 2021, com a sanção da modalidade aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional e World Skate.

Nos quadros de medalhas do campeonato, o Brasil está no terceiro lugar. O país é um dos maiores vencedores da modalidade, com três medalhas de prata. O Japão tem três medalhas de ouro, uma de bronze e uma de prata.

A história do skateboarding no Brasil

No Brasil, a história do skateboarding começou nos anos 60. O esporte já estava devidamente estruturado, com suas formas e manobras bem definidas. Apesar disso, o primeiro torneio oficial só foi acontecer em 1974, no Rio de Janeiro. A partir desse momento, revistas e a mídia em massa começaram a noticiar sobre o esporte, dando grande visibilidade para o mesmo.

Embora muito popular no Brasil, o skate como esporte só foi caindo nas graças do  público nos últimos anos. Isso se dá principalmente ao sucesso da atleta e principal aposta para a Olimpíada de Paris, Rayssa Leal

Atualmente a skatista é referência quando pensamos em profissionais brasileiros da área. Um fato interessante é que a jovem de 16 anos é a mais acompanhada no cenário, de acordo com a pesquisa feita pelo Skate Brasil Report. 

Principais modalidades da história do skateboarding!

Street

Sendo a mais praticada e difundida no mundo, essa categoria (que está presente na Olimpíada) consiste em exercer a criatividade do atleta. As manobras são feitas em um circuito urbano com objetos do cotidiano (escadas, bancos, hidrantes e outros). Vence aquele que fizer mais pontos de acordo com os critérios dos jurados.

Park

Em contrapartida, a modalidade Park (também presente nos Jogos de Paris) é um pouco mais estruturada se comparada ao Street. O atleta tem 45 segundos para realizar o maior número de manobras com os recursos do desenho do local. A avaliação é feita a partir de técnicas, performance e criatividade dos skatistas.

Vertical

Sendo o mais popular e transmitido nos grandes veículos comunicacionais, o vertical é praticado em rampas extremamente altas em formato de U. Nesse tipo de modalidade, o atleta deve ir na direção oposta do local que está e realizar manobras enquanto está no ar. As técnicas variam entre giros e piruetas, com e sem o uso de skate nas proximidades da rampa.

Principais Torneios da história do Skateboarding

Street League Skateboarding (SLS) 

Sendo um dos principais campeonatos do mundo, o SLS foi um marco de destaque na história do skateboarding. Idealizado em 2010 por Rob Dyrdek, o Street League foi a primeira liga da modalidade street no mundo. Para classificar as técnicas de forma imparcial, o empresário e ex-skatista desenvolveu um sistema personalizado de análise de computação para definir os ganhadores. Atualmente, o conhecido Nyjah Huston é o maior vencedor do torneio.

X Games

Com duas edições realizadas por ano, o X Games é um evento muito popular por reunir os melhores atletas da área de skateboarding.  Sua premiação é feita da mesma forma que nas Olimpíadas, separando os primeiros lugares com medalhas de ouro, prata e bronze. Os brasileiros Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Luan Oliveira e Letícia Bufoni representaram o país nos últimos campeonatos.

Tampa PRO

Um dos torneios mais tradicionais da história do skateboarding, o Tampa PRO abre espaços para profissionais mais populares e também desconhecidos. Realizado na Califórnia, o vencedor deve dar duas voltas no circuito em um minuto. Entre os participantes, o brasileiro Carlos Ribeiro se destacou nos anos recentes do campeonato.

Dew Tour

Criado em 2005, o Dew Tour conta com três modalidades diferentes: vertical, street e bowl. Seu método de análise e de categorização dos vencedores é bem similar ao X Games e às Olimpíadas.