A National Hockey League (NHL) tem um novo campeão para chamar de seu! Isso porque após vencer a liga pela primeira vez na temporada 2023/24, o Florida Panthers entrou para o seleto clube dos times que levaram a Stanley Cup para casa. A conquista veio após os Panthers derrotarem o Edmonton Oilers em sete jogos.
O Florida Panthers foi criado em abril de 1993 e, então, recebeu este nome em homenagem ao animal que está ameaçado de extinção. Logo em sua primeira temporada, o time terminou com uma vitória de 4-1 sobre o New York Islanders e 83 pontos, um dos melhores números para uma equipe da expansão da história da NHL.
Uma curiosidade sobre o time é que é comum os torcedores jogarem ratos de borracha na pista após um gol do Panthers. O ato remete à temporada de 1995, quando Scott Mellanby matou um rato no vestiário com seu taco de hóquei e, após entrar no jogo, marcou dois gols. O episódio ficou, então, conhecido como “truque do rato”.
No ano 2000, o time da Flórida enfim avança para os playoffs pela primeira vez após três temporadas ruins. A equipe só conseguiria repetir o feito 12 anos depois, após vencer a Divisão Metropolitana pela primeira vez.
Em 2013, o Florida Panthers foi comprado por Vincent Viola pelo valor de US$ 250 milhões. O empresário afirma que o investimento visa trazer uma Stanley Cup para o sul da Flórida. A partir de então, o time iniciou uma campanha difícil, que demorou dez anos para trazer resultados.
Jogadores e estatísticas do Florida Panthers
Na temporada 2023/24, os Panthers chegaram desacreditados aos playoffs após conquistarem a vaga com muita dificuldade. No entanto, a equipe consegue surpreender a todos ao chegar até a final, onde derrotou o Oilers e entrou para a história da NHL.
Nos 82 jogos da temporada regular de 2023/24 da National Hockey League, o Panthers fez 110 pontos, vencendo 52 partidas. O time ainda marcou 268 gols, mas, por outro lado, levou 200, terminando, assim, com um saldo de gols de +68.
Sam Reinhart foi o jogador que marcou mais gols, mandando o disco para a rede adversária 57 vezes na temporada. Já Matthew Tkachuk, por sua vez, foi quem prestou mais assistências: 88 no total. Enquanto isso, o goleiro Sergei Bobrovsky registrou 1.449 saves, tendo sua defesa vazada pelo time adversário apenas 135 vezes.
Os jogadores que participaram de pelo menos 41 partidas da temporada ou entraram em campo na final da Stanley Cup tiveram seus nomes gravados na taça. Do elenco que disputou a campanha passada, apenas dois tiveram seus nomes escritos no troféu pela segunda vez: Vladimir Tarasenko, que venceu a Copa em 2019 com o St. Louis Blues, e Carter Verhaeghe, que venceu com o Tampa Bay Lightning em 2020.
Além disso, Roberto Luongo, goleiro aposentado, listado no Hall da Fama da NHL e ídolo do Panthers, também gravou seu nome pela primeira vez em uma Stanley Cup após trabalhar como assistente na temporada da equipe.
Já para a temporada 2024/25 da NHL, o Florida Panthers chega à pista com os seguintes jogadores:
Ataque: Rasmus Asplund, Aleksander Barkov, Sam Bennet, Jesper Boqvist, MacKenzie Entwistle, Jonah Gadjovich, Patrick Giles, A.J. Greer, William Lockwood, Eetu Luostarinen, Tomas Nosek, Sam Reinhart, Evan Rodrigues, Mackie Samoskevich, Justin Sourdif, Matthew Tkachuk e Carter Verhaeghe.
Defesa: Uvis Balinskis, Mike Benning, Tobias Bjornfot, Aaron Ekblad, Gustav Forsling, Matt Kiested, Dmitry Kulikov, Jaycob Megna e Niko Mikkola.
Gollies: Serguei Bobrovsky e Spencer Knight.