Início » Outros Esportes » Veja quem é Flora Duffy no triatlo

Veja quem é Flora Duffy no triatlo

Publicado em:

Última atualização:

Para aqueles que são familiarizados com o triatlo, devem já saber quem é Flora Duffy. Já para os que não são, é possível resumir a atleta em apenas uma palavra: grandeza. Duffy está entre os maiores triatletas da história e, não somente isso, entre os maiores esportistas de toda a história. Com um passado curioso e um número de conquistas invejável no currículo, sua história vale a pena ser conhecida. Especialmente com os Jogos Olímpicos à vista.

Biografia de Flora

Dame Flora Jane Duffy nasceu nas Bermudas, Ilhas Britânicas, em 1987.

O seu trajeto dentro do esporte começou desde quando jovem, aos sete anos de idade. Sendo assim, com o passar do tempo foi subindo no ranking da modalidade e passou por todos os estágios do Programa de Desenvolvimento Mundial de Triatlo. Aliás, poderia ter representado a Grã-Bretanha internacionalmente, mas optou pelo seu país de origem.

Vale também apontar que o o início de carreira da atleta no triatlo profissional, embora fosse promissor, teve diversas complicações no início. Um deles tinha a ver com Flora ter que conciliar o triatlo com os seus estudos na Universidade de Colorado, em que cursou Sociologia. Além do mais, também teve problemas de distúrbios alimentares bem sérios quando era mais nova. Isso fez com que seus principais feitos na carreira viessem apenas a partir de meados na última década, embora estivesse há quase 10 anos no triatlo.

Por fim, é preciso citar que Flora Duffy, ao contrário de muitos atletas, não teve parentes com passagem pelo esporte para se inspirar quando era criança. Todavia, se casou com um outro nome bem popular no triatlo: Dan Hugo.

Conquistas e títulos de Flora Duffy

Em um local onde não existe muita tradição esportiva, Flora Duffy é certamente o seu principal nome. Para se ter uma ideia, no passado, Bermudas possuía apenas conquistado uma medalha olímpica de bronze com a boxeadora Clarence Hill em Montreal 1976. Após isso, não houve nenhum pódio para atletas que eram das Ilhas do Atlântico.

Em 2021, todavia, Duffy iria alterar todo esse cenário. Com um tempo de 1:55:36, conquistou o seu primeiro pódio olímpico e, de quebra, a primeira medalha dourada na história das Bahamas. Esse seria o maior feito da atleta até então que, com isso, sacramentaria o seu legado dentro do esporte mundial.

Para completar o currículo, Duffy ainda conta com títulos como:

  • 4 Campeonatos Mundiais de Triatlo (2016, 2017, 2021, 2022);
  • 4 Séries Mundiais ITU (2016, 2017, 2021, 2022);
  • 6 Torneios da TERRA (2014, 2015, 2016, 2017, 2019, 2021);
  • 2 Commonwealth Games (2018, 2022).

Flora Duffy estará em Paris 2024?

Duffy esteve longe do esporte em 2023 por conta de uma séria lesão no joelho, entretanto, a atual campeã olímpica vai estar recuperada para defender sua medalha de ouro na próxima edição dos Jogos. Ela chegou a considerar a aposentadoria por conta de sua lesão. Porém, conseguiu com muita dedicação não só se recuperar, mas voltar a competir em alto nível.

Atualmente, Duffy se encontra na quarta posição do ranking mundial.