Início » Outros Esportes » Retrospecto de Novak Djokovic no US Open até então

Retrospecto de Novak Djokovic no US Open até então

Publicado em:

Última atualização:

Para qualquer jogador de tênis, os Grand Slams são torneios extremamente importantes. Para os maiores tenistas da história, eles se tornam mais essenciais ainda, e esse é o caso do sérvio Novak Djokovic. O atleta, após ganhar sua desejada medalha de ouro olímpica, voltará suas atenções para Flushing Meadows ao final de agosto. No US Open, Djokovic tentará quebrar outro recorde no Tour, o de maior campeão do torneio na era aberta, que é atualmente de Roger Federer, Pete Sampras e Jimmy Connors, cada um com cinco conquistas.

Dito isso, leia o texto a seguir para conhecer um pouco do trajeto que Nole teve no tênis. Além disso, confira como foram suas performances no US Open desde que atuou como profissional.

Os primeiros passos de Djoko

Novak Djokovic nasceu na antiga República da Iugoslávia, em Belgrado, no ano de 1987.

A sua carreira no tênis começou quando ainda era jovem, aos quatro anos, média de idade que é comum à maioria dos atletas. Nesse período, ele passou a praticar o esporte no Clube de Tênis de Partizan. Lá, sua treinadora foi Jelena Genčić, ex-atleta e lenda iugoslava no esporte. Segundo Djokovic, aliás, foi ela a responsável por moldar o seu estilo de jogo.

Anos após isso, em 2003, o atleta virou um dos integrantes da ATP e entrou em competições profissionais. No início, não conseguiu tantos resultados que despertassem a atenção e demorou um pouco para chegar até as cabeças do ranking. No entanto, quando o fez, em 2007, praticamente não saiu mais de lá.

Naquele ano, Nole chamou os holofotes para si no Aberto do Canadá, em Montreal. No torneio, ele levou o título ao derrotar Andy Roddick nas quartas, Rafael Nadal nas semis, e Roger Federer na final — estes que eram os três primeiros cabeças de chave e os três melhores do mundo naquele período.

Performances de Djokovic no US Open

Já que agora você descobriu um pouco da vida de Djokovic no tênis, é hora de ver quais foram as suas performances no US Open. Ao todo, ele participou de 17 edições. Analisando cada uma delas através de sua campanha, temos este esquema abaixo:

  • Campeão: 2011, 2015, 2018 e 2023;
  • Vice-campeão: 2007, 2010, 2012, 2013, 2016 e 2021;
  • Semifinal: 2008, 2009 e 2014,
  • Quarta rodada: 2019 e 2020;
  • Terceira rodada: 2005 e 2006.

Vale destacar que o sérvio é o que mais chegou em finais na história da competição, com dez participações. Todavia, ironicamente, este é o Grand Slam em que menos venceu partidas até agora, com 88 ao total.

Djokovic no US Open em 2024

Atual número 2 do ranking mundial, Nole chega com bastante moral para o próximo torneio US Open. Afinal, como dito antes, ele acabou de ganhar uma medalha olímpica nos Jogos da França e vive um excelente momento. Outros nomes que também estão em alta, de acordo com as odds da Sportingbet, são o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner.

Lembrando que, em um cenário de título do atleta, ele chegará à centésima conquista na carreira.