O Detroit Tigers é um dos clubes fundadores da Liga Americana, liga que juntamente à Liga Nacional compõe a Major League Baseball, a MLB.
Em atividade de maneira ininterrupta e sem mudança de cidade desde 1894, o time de Michigan é um dos mais tradicionais de toda a MLB, tendo vencido quatro vezes a World Series (1935, 1945, 1968 e 1984).
Veja um perfil dos Tigers com seus títulos, sua história, estatísticas e também elenco atual:
A história do Detroit Tigers
Fundado em 1894, na então Western League, o Detroit Tigers foi uma das oito equipes a fazer parte da temporada inaugural da Liga Americana (antiga Western League) como uma das grandes ligas de beisebol em 1901.
A partir de então, a equipe é uma das poucas de toda a MLB que não se realocou ou mudou de nome.
No início do século XX, Detroit passou por um forte processo de industrialização, fortalecendo a popularidade da franquia.
Nesse contexto, entre 1907 e 1909, os Tigers foram tricampeões da Liga Americana. Porém, o time de Detroit perdeu as três edições de World Series que disputou, duas vezes para o Chicago Cubs (1907 e 1908) e uma vez para o Pittsburgh Pirates (1909).
Depois de anos sendo menos competitivo, a franquia voltou a figurar entre as principais da Liga Americana nos anos 1930. Em 1934, o time voltou a World Series, mais uma vez ficando com o vice-campeonato. Dessa vez o St. Louis Cardinals ficou com o troféu da série mundial.
No ano seguinte, em sua quinta final de MLB, o Detroit Tigers garantiu seu primeiro título. A vitória foi em cima do Chicago Cubs, antigo algoz do clube, por 4 a 2.
Em 1945, novamente contra os Cubs, a equipe de Michigan conquistou sua segunda World Series.
Início da seca de títulos
Na sequência, a equipe entrou em sua primeira grande seca de títulos. Foram 21 anos sem títulos entre 1946 e 1967. Até que em 1968, os Tigers venceram o até então campeão, St. Louis Cardinals.
Por fim, o último título da franquia até hoje foi vencido em 1984, quando o time comandado por Sparky Anderson fez 4 a 1 no San Diego Padres na série melhor de sete jogos.
A partir de então, o time de Detroit participou de mais duas edições de World Series, sendo derrotado em ambas. A primeira delas foi em 2006, perdendo para o St. Louis Cardinals, e a segunda delas em 2012, perdendo de 4 a 0 para o San Francisco Giants.
Dias atuais: 9 anos sem aparições em pós-temporada
Em 2024, o Detroit Tigers pode completar 10 temporadas sem chegar a pós-temporada da MLB. A última vez que o time esteve entre os melhores da liga foi em 2014, quando foi eliminado na Divisional Series pelo Baltimore Orioles por 3 a 0.
Hoje, um dos principais jogadores dos Tigers é o outfielder Riley Greene. Desde 2022 no time de Detroit, Greene é um dos jogadores que mais participou de jogos nesta temporada e uma das melhores médias de bolas rebatidas.
Além dele, o porto-riquenho Javier Baez, campeão de World Series 2016 pelo Chicago Cubs, também é uma das lideranças do elenco.
Recentemente, Miguel Cabrera, um dos maiores jogadores da história da franquia, se aposentou, deixando um vácuo de liderança técnica na equipe.