Início » Outros Esportes » Detroit Red Wings: a história do 3° maior campeão da NHL

Detroit Red Wings: a história do 3° maior campeão da NHL

Publicado em:

Última atualização:

Detroit é, inegavelmente, uma cidade que ama esportes. Com títulos conquistados nas quatro principais ligas americanas, a maior cidade do estado de Michigan é uma das poucas que conseguiu esse feito. Dentre as franquias da cidade, o Detroit Red Wings é de longe a mais bem-sucedida.

Com 11 títulos de Stanley Cup em sua história, a equipe é uma das mais antigas e mais tradicionais da NHL e também o time dos Estados Unidos com mais títulos conquistados (11), atrás apenas dos canadenses Montreal Canadiens (24) e Toronto Maple Leafs (13).

Conheça, abaixo, a história do 3° maior campeão da National League Hockey.

A construção de uma franquia vencedora

Fundado em 1926 como Detroit Cougars, os Red Wings tiveram muito sucesso logo em seus primeiros anos na liga, chegando aos playoffs logo em sua terceira temporada.

Porém, foi somente na temporada 1933/34, a segunda com o nome atual, que a franquia de Michigan chegou à sua primeira final de Stanley Cup. Nesta oportunidade, eles haviam vencido o Toronto Maple Leafs na semifinal por 3 a 2, mas sendo derrotados na final pelo Chicago Blackhawks por 3 a 1.

Foi na temporada 1935/36 que o time conquistou sua primeira vitória na final. Novamente, os jogadores bateram o Toronto Maple Leafs, mas dessa vez para levantar o troféu.

Na temporada seguinte, o Detroit Red Wings voltou a ficar com o caneco ao vencer o New York Rangers por 3 a 2.

Períodos gloriosos e baixas

Depois do bicampeonato consecutivo, o time de Motor City foi campeão em 1943 e teve uma forte hegemonia na primeira metade da década seguinte, vencendo quatro títulos em cinco anos: 1950, 1952, 1953, 1954 e 1955.

Na sequência desse período glorioso, a franquia de Detroit demorou 42 anos para voltar a ser campeã. Somente em 1997 que eles voltariam a sentir o gosto do título, vencendo o Philadelphia Flyers por 4 a 0.

Logo no ano seguinte, a equipe comandada por Scotty Bowman fez a dobradinha ao vencer o Washington Capitals com mais uma varrida na final.

Além disso, a equipe voltou a levantar a Stanley Cup em 2002 e em 2008, ambas com um de seus maiores ídolos como estrela do time, o russo Pavel Datsyuk.

Anos recentes de declínio do Detroit Red Wings

Apesar do grande sucesso na primeira metade do século passado e os títulos conquistados nos anos 1990 e 2000, o Detroit Red Wings não vive seus anos mais gloriosos atualmente.

Nas últimas dez temporadas, a franquia chegou aos playoffs somente em duas ocasiões: 2015 e 2016. Em ambas sem vencer nenhum dos jogos, foi eliminada sempre na primeira fase.

Atualmente, o principal jogador do undecacampeão da NHL é Dylan Larkin, capitão da equipe que conta com um longo período vestindo a camisa dos Red Wings. Desde 2014 na equipe de Detroit, ele foi o artilheiro da equipe na última temporada regular, com 33 gols marcados.

Sob o comando de Derek Lalonde nas duas últimas temporadas, o time tem evoluído, mas ainda precisa de mais para voltar à pós-temporada.