Na terra do tio Sam, os esportes mais consumidos são, certamente, o basquete, o futebol americano, o hóquei no gelo e o beisebol. A Major League Baseball, principal liga de beisebol do mundo, reúne 30 equipes das mais diferentes regiões dos Estados Unidos, assim como o Colorado Rockies.
Apesar da recente história, o elenco tem ganhado cada vez mais experiência para enfrentar os adversários na elite. O time do Colorado pertence à Liga Nacional e compete na Divisão Oeste.
História e estatísticas do Colorado Rockies
O estado de Colorado é conhecido por sua diversidade em equipes esportivas. Os moradores da cidade de Denver, por exemplo, podem se gabar de ter o seu próprio time no basquete, com o Denver Nuggets; no futebol americano, com o Denver Broncos; e até no hóquei no gelo, com os atletas do Colorado Avalanche.
Mas, e quanto ao beisebol, um dos mais antigos esportes do mundo?
Primeiramente, a história do Colorado Rockies começa em 08 de agosto de 1985, quando o novo Acordo Básico do Beisebol permitiu que a Liga Nacional ganhasse dois novos times. Entre os concorrentes, estavam Buffalo, Denver, Orlando, Sul da Flórida, Tampa, St. Petersburgo e Washington DC.
Ver o sonho deixar o papel e tomar forma, inegavelmente, não foi fácil. Em 05 de julho de 1991, a liga oficialmente anunciou Denver e o Sul da Flórida como os escolhidos para receberam as duas novas franquias de beisebol.
Assim, a Colorado Baseball Partnership escolheu o nome de Colorado Rockies para a primeira equipe do estado.
Inclusive, os Rockies estrearam na MLB, a principal liga de beisebol nos Estados Unidos, em 1993. Naquele ano, ganhou 67 partidas e perdeu 95, sem avançar ao pós-temporada. Apesar dos números não tão expressivos, foi inegavelmente uma temporada modesta.
No total, o time do Colorado coleciona 31 participações na MLB, mas só avançou aos playoffs — ou fase eliminatória — em cinco oportunidades.
Desempenho do Colorado Rockies no pós-temporada da MLB
- 1993 – temporada regular;
- 1994 – temporada regular;
- 1995 – série da divisão da Liga Nacional;
- 1996 – temporada regular;
- 1997 – temporada regular;
- 1998 – temporada regular;
- 1999 – temporada regular;
- 2000 – temporada regular;
- 2001 – temporada regular;
- 2002 – temporada regular;
- 2003 – temporada regular;
- 2004 – temporada regular;
- 2005 – temporada regular;
- 2006 – temporada regular;
- 2007 – World Series;
- 2008 – temporada regular;
- 2009 – série da divisão da Liga Nacional;
- 2010 – temporada regular;
- 2011 – temporada regular;
- 2012 – temporada regular;
- 2013 – temporada regular;
- 2014 – temporada regular;
- 2015 – temporada regular;
- 2016 – temporada regular;
- 2017 – Wild Card;
- 2018 – série da divisão da Liga Nacional;
- 2019 – temporada regular;
- 2020 – temporada regular;
- 2021 – temporada regular;
- 2022 – temporada regular;
- 2023 – temporada regular.
Títulos do elenco do Colorado
São 31 anos de — com certeza — muita história, mas o torcedor do Colorado Rockies, infelizmente, ainda não viu o seu time do coração levantar o tão desejado troféu do World Series, a final da organização americana de beisebol profissional.
Entretanto, a franquia pode, pelo menos, se gabar de ter participado de uma decisão.
Em 2007, o elenco comandado pelo treinador Clint Hurdle alcançou, pela primeira vez em sua história, a final da MLB, após obter bons recordes na temporada regular da Liga Nacional.
Então, posteriormente superou o Philadelphia Phillies na série da liga nacional, em seguida venceu o Arizona Diamondbacks na rodada seguinte e, na World Series, viu o Boston Red Sox fechar a série por 4-0.
Dessa forma, o Colorado Rockies integra a lista de times de beisebol que nunca levantaram a taça do World Series ao lado do San Diego Padres, Milwaukee Brewers, Seattle Mariners e Tampa Bay Rays.
Não dá para prever o futuro, mas é possível, certamente, dizer que a franquia possui os investimentos necessários e o empenho para conquistar a taça.
Elenco do Colorado Rockies
A equipe do Colorado Rockies é composta por 26 jogadores, mas inicialmente apenas nove são escalados para uma partida de beisebol. Nesse cenário, de fato, tudo vai depender do modelo tático imposto pelo treinador.
No beisebol, há peças que atacam e outras que defendem. Dessa maneira, os atletas são divididos de acordo com as suas posições, sejam eles arremessadores, receptores, jogadores da primeira, segunda e terceira base ou defensores.
Bud Black ocupa o cargo de treinador do time desde 2017. Apesar, contudo, do esforço para manter o elenco em alto nível, ainda não conseguiu trazer a taça mais importante do beisebol para Denver.
Confira, então, a seguir, o atual elenco do Colorado Rockies:
Arremessadores:
- Jalen Beeks;
- Ty Blach;
- Noah Davis;
- Ryan Feltner;
- Kyle Freeland;
- Austin Gomber;
- Tyler Kinley;
- Peter Lambert;
- Justin Lawrence;
- Nick Mears;
- Anthony Molina;
- Cal Quantrill;
- Victor Vodnik.
Receptores:
- Elias Díaz;
- Jacob Stallings.
Defensores internos:
- Kris Bryant;
- Ryan McMahon;
- Brendan Rodgers;
- Aaron Schunk;
- Michael Toglia;
- Ezequiel Tovar.
Defensores externos:
- Charlie Blackmon;
- Jake Cave;
- Brenton Doyle;
- Hunter Goodman;
- Sam Hilliard.