Coco Gauff, do tênis, profissionalizou-se em 2018, classificada no ranking mundial como número 875. Atualmente, em junho de 2024, a tenista norte-americana é a segunda melhor do mundo na modalidade, na posição 2 do WTA de simples feminino, atrás apenas de Iga Świątek.
E, claro, Coco faz parte das convocadas dos Estados Unidos para as Olimpíadas de Paris 2024, que têm início na próxima sexta-feira, dia 26 de julho.
Neste conteúdo, você irá conhecer a trajetória impressionante de Gauff, desde as competições nível júnior até a conquista dos títulos de grandes torneios Grand Slam. Acompanhe a leitura!
Trajetória profissional de Gauff no tênis
Primeiramente, Coco Gauff iniciou sua carreira como tenista bem jovem e aos 10 anos começou seus treinamentos com Patrick Mouratoglou, na França. Isso mesmo, o mesmo treinador de Serena Williams.
Ainda em 2017, ela conquistou o segundo lugar no Campeonato Junior do US Open e em 2018 foi campeã júnior no Roland Garros da temporada.
Em sequência, a atleta fez sua estreia no circuito WTA em março do mesmo ano no Miami Open, quando tinha apenas 15 anos. Inclusive, a competição rendeu sua primeira vitória, em partida contra a conterrânea Caty McNally.
Dessa maneira, Gauff passou a receber bastante reconhecimento no esporte a partir de 2019 quando recebeu um wildcard para participar de Wimbledon. No jogo de estreia, Coco derrotou Venus Williams na primeira rodada da competição.
No decorrer da competição, Gauff se consagrou como a jogadora mais jovem a alcançar a quarta rodada do US Open.
Títulos da atleta Gauff no tênis e mais história
Gauff, no tênis, faturou seu primeiro título no circuito WTA no Linz Open, na Áustria, em outubro de 2019. No entanto, essa conquista foi possível pela cartada de Lucky Loser (perdedora sortuda, em português), após se qualificar para a chave principal devido à lesão de outra competidora.
Dessa forma, com os bons resultados e vitórias da temporada, Coco Gauff subiu para a 71ª posição no ranking mundial na reta final de 2019. Ainda, terminou o ano na 68ª posição, sua melhor colocação até aquele momento.
Posteriormente, em 2020, a tenista norte-americana chegou à quarta rodada do Australian Open após vencer Naomi Osaka na terceira rodada. Da mesma maneira, Gauff alcançou as quartas de final do Aberto da França em 2021, se tornando a jogadora mais jovem a alcançar esse sucesso desde 2006.
Ainda em 2021, Gauff, no tênis, chegou à quarta rodada de Wimbledon e adicionou mais um título de simples da WTA à sua coleção com uma vitória em Parma, na Itália.
Coco Gauff tem Grand Slam?
Apesar de Coco Gauff atingir grandes conquistas no circuito WTA, um título de Grand Slam não esteve presente na prateleira da atleta até 2023.
Isto é, em 2022 o título escorreu pelos dedos da jogadora na final do Roland Garros daquela temporada. Na partida, ela acabou perdendo para a atual melhor do mundo, Iga Swiatek, em sets diretos. Desse modo, foi sua primeira derrota em uma final de Grand Slam.
Gauff começou 2023 com uma vitória no Aberto de Auckland, mas depois passou por um jejum de vitórias. Contudo, Pere Riba e Brad Gilbert começaram a fazer parte da equipe de treinamento e Coco voltou a conquistar títulos.
Assim, a americana venceu o Aberto de Washington e embolsou seu primeiro título WTA 1000 em Cincinnati, quando derrotou Swiatek pela primeira vez em oito encontros.
Por fim, veio o US Open 2023 e aos 19 anos Coco Gauff conseguiu derrotar Aryna Sabalenka na final. Logo, se consagrou como a campeã mais jovem do torneio de simples feminino americano desde Serena Williams, em 1999.
E não para por aí! Gauff conquistou seu segundo título de Grand Slam agora em junho deste ano. Desta vez, vencendo na categoria de duplas no Aberto da França ao lado da parceira Katerina Siniaková.
Olimpíadas
Em 2021, Gauff foi selecionada para a equipe olímpica dos Estados Unidos após seu sucesso no Aberto da França na temporada daquele ano. A jovem de 17 anos teria sido a tenista mais jovem a participar das Olimpíadas desde os anos 2000.
No entanto, a atleta positivou para o Covid-19, o que impediu que Gauff participasse dos Jogos. Mas é claro que um dos maiores nomes do tênis feminino mundial estará presente neste ano.
A número 2 do mundo e a principal americana da modalidade, Coco Gauff foi convocada para representar os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, que acontecem em Paris nos próximos dias. Assim, ela irá competir na categoria simples e em duplas, ao lado da parceira Jessica Pegula.
Previstas para acontecer entre 27 de julho a 4 de agosto, as disputas, tanto masculino quanto feminino, reunirão 172 tenistas em cinco eventos de medalhas. Gauff, no tênis, certamente se destacará.
Confira o calendário para o tênis nas Olimpíadas de Paris
- Primeira rodada: 27 e 28 de julho;
- Segunda e terceira rodada: 29 a 31 de julho;
- Quartas de final: 31 de julho e 1 de agosto;
- Semifinal: 1 e 2 de agosto;
- Final feminina, final duplas masculinas e disputa de bronze masculino: 3 de agosto;
- Final masculina, final duplas femininas e disputa de bronze duplas femininas: 4 de agosto.