Na quinta posição da liga americana central na temporada regular 2024, o Chicago White Sox não tem tido vida fácil nos últimos anos. Para melhor noção, essa é a segunda vez consecutiva que a franquia fica no final de sua divisão. Ano passado, foram 101 derrotas e apenas 61 vitórias.
Para piorar o futuro do projeto, o time parece cada vez menos confiante e pode amargar um resultado geral ainda pior que em 2023. Isso porque, com previsão de as partidas do campeonato irem até setembro, a equipe já tem 74 derrotas em 101 partidas. Vale destacar que, nos últimos 10 confrontos, houve apenas uma vitória. Ou seja, o sofrimento para os torcedores ainda vai acontecer por um tempo.
Ainda assim, o momento do plantel não demonstra toda a força e história que o clube tem. Com mais de 130 anos de história, o time do estado de Illinois já trouxe títulos e momentos de glória para o local, e os anos de reconstrução ainda podem retornar ao auge do elenco vivido no início do século XX e XXI, já que o plantel conquistou o título da divisão em 2021.
Quer saber mais sobre o Chicago White Sox? Então acompanhe a leitura do artigo para entender sobre o perfil da franquia, maiores ídolos, títulos conquistados além de estatísticas gerais e elenco atual.
História e títulos do Chicago White Sox
O Chicago White Sox foi uma das primeiras equipes de baseball em todo os Estados Unidos. Focando em disputar a Minor League e campeonatos amadores na época, seu foco na trajetória profissional tem início em 1900. Ainda com o nome de White Stockings, o plantel disputava a American League, que posteriormente viria a fazer parte da MLB.
O nome White Sox só viria três anos depois. O fato aconteceu pela relevância que o time foi tendo ainda em seus primeiros passos de progresso. Tendo a contratação de vários jogadores relevantes mesmo em seu início, o plantel viria a conquistar sua primeira AL já no primeiro ano do torneio.
Vale destacar que a dominância do plantel fazia deles grandes competidores no início do século XX, vencendo cinco das 19 primeiras disputas do torneio. Seu primeiro grande momento foi até 1919, quando a franquia venceu dois títulos de séries mundiais. Entretanto, tudo veio por água abaixo após o Escândalo de White Sox, no qual foram reportadas manipulações de jogos a favor do clube.
No relato, oito membros do time foram acusados de corrupção na World Series de 1919, na partida contra o Cincinnati Reds. O líder da operação foi Arnold Rothstein, que comandava um sindicato de jogos de azar. Após isso, todos os participantes do inquérito foram banidos do campeonato.
Foi somente no início do século XXI que o Chicago White Sox volta a aparecer de forma competitiva no torneio, voltando ao topo da MLB em 2005. Importante ressaltar também a conquista de três títulos de divisão entre 2000, 2005 e 2008.
Veja todos os títulos do clube pertencente à liga americana central em seus 130 anos de história:
- 3 Séries Mundiais;
- 6 Ligas Americanas;
- 4 Campeonatos de Divisão.
Maiores ídolos do Clube
Estamos falando de uma das equipes mais tradicionais no baseball, portanto, a passagem de grandes ídolos e jogadores que fizeram história no clube é imensa. Para melhor noção, são 24 esportistas do plantel de Illinois que integram Hall da Fama da liga.
Além disso, já são oito números devidamente aposentados no time. Entre eles:
- Nellie Fox – 2ª Base;
- Harold Baines – Defensor externo;
- Luke Appling – Shortstop;
- Minnie Miñoso – Defensor externo;
- Luís Aparício – Shortstop;
- Ted Lyons – Arremessador;
- Billy Pierce – Arremessador;
- Carlton Fisk – Batedor.
Vale destacar que, por conta do escândalo envolvendo manipulação de resultados, todos os atletas que fizeram parte do plantel da equipe em seus anos iniciais foram banidos de pertencer ao Hall da Fama. Apesar de a franquia correr atrás para mudar isso, já que grandes nomes foram importantes para a história do time, como Shoeless Joe Jackson, a proibição permaneceu.
Elenco atual do Chicago White Sox
Embora esteja em um péssimo momento, o elenco atual do Chigado White Sox conta com bons nomes em todas as suas funções. Entre os destaques, Andrew Vaughn, Paul DeJong e Gavin Sheets aparecem como referências nas estatísticas. Eles são os donos de aproveitamento no bastão, home-runs, corridas impulsionadas e batidas.
Além disso, vale destacar Erik Fedde, o líder da equipe em vitórias por arremesso, e Michael Kopech, que tem nos salvamentos durante a temporada regular de 2024.
Veja quem o técnico Pedro Grifol tem em suas mãos para a formação de estratégias:
Lançadores: Justin Anderson, Tanner Banks, John Brebbia, Jonathan Cannon, Garrett Crochet, Erick Fedde, Chris Flexen, Michael Kopech, Chad Kuhl, Sammy Peralta, Jared Shuster, Drew Thorpe e Steven Wilson.
Receptores: Korey Lee e Chuckie Robinson.
Defensores internos: Brooks Baldwin, Paul DeJong, Nicky Lopez, Nick Senzel e Andrew Vaughn.
Defensores externos: Andrew Benintendi, Corey Julks, Tommy Pham, Luis Robert Jr. e Gavin Sheets.
Rebatedor designado: Eloy Jimenez.