Atualmente na quarta posição da liga nacional central, o Chicago Cubs não tem tido vida fácil na temporada regular. Após sua conquista de título de série mundial em 2016, a tradicional franquia só conseguiu outras duas taças de divisão, em 2017 e 2020.
Depois de ficar em segundo lugar no ano passado, com 83 vitórias e 79 derrotas, a expectativa era de que o clube evoluísse ainda mais. Contudo, isso não aconteceu. Para melhor noção, em 2024 já são 48 partidas ganhas e 53 duelos perdidos, com um saldo negativo de 22-30 fora de casa. A busca por uma vaga nos playoffs continua para as 30 equipes participantes da MLB até o final de setembro.
O plantel de Craig Counsell vinha com alta expectativa para o campeonato. Ficando em seca de títulos nacionais por mais de 70 anos, o clube, que conseguiu quebrar a maldição de Billy Goat nos últimos anos, ficou muito conhecido entre os amantes de esporte. Entretanto, a tradicional equipe não conseguiu corresponder à esperança dos torcedores em voltar a ser altamente competitivo como nos anos de ouro de 1930 a 1950.
Quer saber mais sobre o Chicago Cubs? Então acompanhe a leitura para ver perfil, títulos, estatísticas e elenco atual do clube. Além disso, entenda mais sobre a praga que calou o grito de vitória da cidade de Illinois por quase um século.
A história e os títulos do Chicago Cubs: um dos times mais antigos da MLB
Para falar de Chicago Cubs, é preciso entender a história como um todo do beisebol profissional. Fundada oficialmente em 1876, a franquia surgiu ainda nos torneios amadores do esporte. Após a criação do time de Cincinnati Red Stockings, a National Association of Professional Baseball Players buscou investir mais nas competições como um todo.
É a partir daí que surgem equipes como a de Illinois e Atlanta Braves, que remontam às histórias da associação na época. O plantel já passou por diversos nomes, entre eles, White Stockings, que curiosamente remete diretamente ao nome do rival intramunicipal Chicago White Sox.
Suas cores em simbologias e em uniformes são predominantemente azul royal, vermelho e branco. Além disso, vale destacar que seu estádio atual é o Wrigley Field, que tem capacidade para mais de 40 mil torcedores. Entretanto, a franquia também já teve outras arenas como casa, como: Lakefront Park, West Side Park, South Side Park e 23rd Street Grounds.
Entre os títulos, o Chicago Cubs tem:
- Três Taças de Série Mundial;
- oito Títulos de Divisão;
- 18 Campeonatos de National League (sendo um ainda na liga amadora, em 1870).
Além disso, é importante ressaltar que a franquia teve a maior seca de títulos de uma equipe esportiva norte-americana na história, durando mais de um século. Isso foi após conquistarem o bicampeonato consecutivo da World Series em 1907 e 1908. O tri só chegou na franquia em 2016, ou seja, 108 anos depois.
A maldição de Billy Goat
Para muitos torcedores do Chicago Cubs, a falta de títulos se devia à maldição de Billy Goat. Essa lenda é muito conhecida nos Estados Unidos e se refere a uma praga jogada por Bill Sianis, que era dono de um bar conhecido por ter um bode.
O ocorrido se deu durante a partida entre a equipe de Illinois contra os Detroit Tigers, em 1945. O bartender foi para o estádio e comprou um ingresso para si e outro para seu animal de estimação. Entretanto, o proprietário da arena não deixou o bode Murphy entrar no local devido ao seu cheiro. O homem se revoltou e lançou a maldição de que a equipe nunca voltaria a ganhar nada.
É somente em 2016 que a lenda chegou ao fim quando o time voltou a vencer a World Series depois de estar perdendo a série final por 3 jogos a 1 contra o Cleveland Indians.
Vale destacar que, antes da maldição de Billy Goat, o Chicago Cubs já era visto como o azarão por muitos, já que o time já havia disputado outras seis vezes e perdido todas elas, depois do título de 1908 e do lançamento da praga do bartender.
Maiores ídolos do Chicago Cubs
Alguns atletas que passaram pelo Chicago Cubs fizeram história pelo time. Como de costume entre as franquias dos Estados Unidos, seus números foram posteriormente apresentados como forma de homenagear os jogadores. Conheça alguns dos principais nomes de maior relevância para o clube.
- Ernie Banks – Jogador na função de shortstop e primeira base. Foi eleito All-Star 14 vezes e está no Hall da Fama da liga. Além disso, lidera a franquia nas estatísticas de partidas jogadas (2528), at-bats (9421) e total de bases (4706).
- Ryne Sandberg – Atuou na 2ª base do time e teve nove luvas de ouro pelas suas atuações, além de estar no Hall da Fama e ser eleito All-Star 10 vezes.
- Billy Williams – Esportista que jogou como campista esquerdo, sendo All-Star seis vezes e nomeado ao Hall da Fama.
- Ron Santo – Atleta da 3ª base com mais de 2000 jogos na função, foi eleito All-Star nove vezes.
- Greg Maddux – Recebeu o prêmio de melhor arremessador do ano por quatro temporadas seguidas, além de ter sido eleito All-Star oito vezes.
- Ferguson Jenkins – Arremessador do ano em 1971. Fora isso, foi duas vezes líder da NL e quatro vezes All-Star.
Elenco atual do Chicago Cubs
Agora que você já sabe toda a história do Chicago Cubs, veja quem faz parte do plantel da temporada 2024, que tem como técnico Craig Counsell:
Lançadores: Javier Assad, Hunter Bigge, Kyle Hendricks, Porter Hodge, Shota Imanaga, Mark Leiter Jr, Jorge Lopez, Tyson Miller, Hector Neris, Drew Smyly, Justin Steele, Jameson Taillon e Jesus Tinoco.
Receptores: Miguel Amaya e Tomas Nido.
Defensores internos: David Bote, Michael Busch, Nico Hoerner, Miles Mastrobuoni, Christopher Morel, Dansby Swanson e Patrick Wisdom.
Defensores externos: Pete Crow-Armstrong, Ian Happ, Seiya Suzuki e Mike Tauchman.