No mundo do tênis, não há nada mais especial do que ganhar um Grand Slam. Os quatro Majors que acontecem ao longo da temporada sempre têm um “tempero” especial que nenhuma outra competição no mundo do tênis tem, já que são os únicos que contam com partidas com melhor de cinco sets. Além disso, no caso do Aberto dos Estados Unidos em si, geralmente é o que mais temos surpresas acontecendo. Não à toa, Alcaraz, no US Open de 2022, conseguiu ser campeão do evento pela primeira e única vez até agora. Será que ele conseguirá repetir o feito nesta edição?
Leia o texto a seguir para conhecer mais sobre o tenista espanhol que é fenômeno no tênis. Além disso, confira quais foram seus retrospectos no torneio nova-iorquino desde que começou no profissional.
Sobre o tenista
Carlos Alcaraz Garfia nasceu na cidade de Murcia, Espanha, no ano de 2003.
O jovem atleta começou sua trajetória no tênis aos quatro anos. Ele era membro do Real Sociedad Club de Campo de Murcia, que seu pai administrava, e passou pelas categorias juniores do local. Após isso, quando completou 15, foi para Villena e teve como treinador ninguém menos que a lenda Juan Carlos Ferrero, campeão de Grand Slam e ex-número 1 do mundo.
Com Ferrero, Alcaraz começou a se tornar o que é hoje. Em 2018, ele começou sua carreira profissional já ganhando 3 títulos de IFT e 1 troféu de ATP Challenger. Além disso, em 2021, se tornou top 100 do ranking e não saiu mais.
Todavia, foi quatro anos depois, em 2022, que despertou a atenção no mundo inteiro. Na primeira parte da temporada, o espanhol, no Masters 1000 de Madrid, teve a proeza de derrotar Rafael Nadal e Novak Djokovic, em sequência, para levantar o caneco.
Performances de Carlos Alcaraz no US Open
Agora que você descobriu mais sobre Carlos, é hora de saber como foram suas performances na competição de Nova Iorque. Ressaltando que, nesse caso, só foram analisados torneios adultos de simples.
2021: Quartas de final
Nessa edição, Alcaraz teve um torneio bem surpreendente. Mesmo não sendo cabeça de chave, derrotou Stefanos Tsitsipas na terceira rodada e só foi parado nas quartas por Félix Auger-Aliassime, que venceu o jogo após o espanhol desistir no segundo set.
2022: Campeão
Alcaraz venceu o US Open em 2022, conquistando seu primeiro Grand Slam. Na final, derrotou o norueguês Casper Ruud por 3 sets a 1 e, dessa forma, ainda virou número 1 do mundo.
2023: Semifinal
Por fim, em 2023, o jovem parou nas semis para o russo Daniil Medvedev por 3 sets a 1. Esse, aliás, era o segundo, e último, confronto que perderia para o russo.
Carlos Alcaraz no US Open 2024
Atualmente, Carlos é tido como um dos grandes favoritos a vencer a próxima edição do torneio em Flushing Meadows. Neste US Open, Alcaraz pode levantar seu segundo título do campeonato e o quinto Major no total.
Além disso, caso vença, realizará o feito de ganhar três Slams em uma temporada, algo que apenas Nadal, Djokovic e Federer fizeram neste século.