O Campeonato Mundial de Atletismo é um evento organizado pela World Athletics, órgão máximo da modalidade. O campeonato foi disputado pela primeira vez em Helsinque, na Finlândia, em 1983. Descubra a seguir quem são os maiores campeões do Mundial de Atletismo e quantas medalhas esses países já conquistaram nas edições.
Modalidades do atletismo
O atletismo é um esporte composto por várias modalidades: corridas, saltos e arremessos. Dessa forma, dentro dessas três modalidades principais ainda existem subdivisões.
As provas de corrida podem acontecer nas categorias rasas, com barreiras, com obstáculos, com revezamento. Além disso, em corridas mais longas, como a marcha atlética e a maratona.
Por sua vez, na modalidade de saltos os atletas disputam as provas de salto em distância, salto triplo, salto em altura e salto com vara.
Por fim, nos arremessos acontecem as provas de arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo e lançamento de martelo.
Os maiores campeões do Mundial de Atletismo
Previamente disputado a cada quatro anos, o Mundial de atletismo acontece a cada dois desde 1991. Assim, o evento se realiza nos anos imediatamente posteriores e anteriores aos Jogos Olímpicos e os melhores atletas de seus respectivos países se enfrentam em busca de um lugar no pódio.
Os Estados Unidos é o maior campeão do Mundial de Atletismo na história do torneio, com 144 medalhas de ouro, 94 de prata e 80 de bronze. Nesse sentido, totalizam 318 no quadro geral de medalhas e são os maiores medalhistas da disputa de maneira indiscutível.
Desse modo, ficam a quase o dobro de medalhas à frente do segundo colocado no ranking de maiores campeões do Mundial de Atletismo, a Alemanha. Por sua vez, os alemães conquistaram 57 ouros, 49 pratas e 56 bronzes.
Em terceira posição, vem a Rússia. No total, os ex-soviéticos já subiram ao pódio em primeiro lugar 55 vezes, já receberam a medalha de prata 49 e a de bronze em 56 oportunidades.
Recordes mundiais
Não dá para falar dos maiores campeões do Mundial de Atletismo sem mencionar os recordes atingidos durante as edições dos torneios, não é?
Nesse sentido, o recorde mundial mais antigo do atletismo na modalidade de pista 800m feminino é de Jarmila Kratochvilova, na edição de 1983 e até hoje nenhuma outra atleta conseguiu superar esse desempenho.
Além da Jarmila, vale destacar o homem mais rápido do mundo é Usain Bolt. Isto é, o atleta jamaicano se tornou o primeiro homem a correr os 100m masculino em 9.58 segundos no Mundial de 2009, que teve Berlim como sede.
Por fim, a americana Florence Griffith-Joyner também é um destaque. A atleta correu os 100m feminino em apenas 10.49 segundos. Com esse feito, ela se consagrou recordista dupla, afinal a atleta já havia ter batido outro recorde, quando fez 21.34 nos 200m na categoria feminina.
Veja data e programação do atletismo em Paris 2024
O atletismo olímpico acontece na segunda semana dos Jogos de Paris, dos dias 1º a 11 de agosto. Espalhados por 11 dias, a primeira final será a marcha atlética de 20 km na quinta-feira, 1º de agosto, e terminará com a maratona feminina no último dia da competição, 11 de agosto.