O atletismo é uma das modalidades esportivas mais interessantes para se acompanhar. O Brasil, embora não seja um dos países mais tradicionais no esporte olímpico, tem atletas de ponta em diversas categorias. Dessa forma, eventualmente acaba conquistando uma medalha e tendo um desempenho acima do esperado no pódio geral em torneios internacionais. Todavia, os brasileiros no mundial de atletismo em 2023, em Budapeste, acabaram por não ter uma boa performance.
Leia o texto a seguir para descobrir mais sobre o Mundial em si, o desempenho geral dos brasileiros no Campeonato e quantas medalhas o país conquistou na última edicção do evento.
O Mundial de Atletismo
Em primeiro lugar, é preciso entender um pouco mais sobre o evento.
O Campeonato Mundial de Atletismo é a principal competição de toda a modalidade. Organizado pela World Athletics, entidade que comanda o esporte, o torneio junta os principais atletas do mundo para disputar provas de saltos, corridas, lançamentos e afins. A sua primeira edição ocorreu a Finlândia, em Helsinque, no ano de 1983. Além disso, vale destacar que, a partir de 1991, ele se tornou bienal.
A competição é, em comparação com outros mundiais, relativamente recente. O motivo disso está no fato dos Jogos Olímpicos serem tidos como o “Campeonato Mundial” até meados do século passado. Tudo acabou se alterando nos 60, quando percebeu-se a necessidade de criar um evento específico para o atletismo.
O primeiro brasileiro no Mundial de Atletismo a conseguir uma medalha foi o corredor de meia-distância Joaquim Cruz, que ficou com o bronze no torneio de 1983.
Brasileiros no Mundial de Atletismo
Falando no Brasil, como dito antes, o país, infelizmente, não é uma potência na competição. No entanto, já conseguiu excelentes resultados nas suas participações no evento. Ao todo, os brasileiros no mundial de atletismo somam 16 medalhas: dois ouros, seis pratas e oito bronzes.
O atleta do país que mais esteve presente no pódio foi Claudinei da Silva. Ele era um corredor nas provas de velocidade e, no geral, ganhou três medalhas na competição: uma de prata e duas de bronze. A de prata foi obtida no Campeonato Mundial em Sevilha, em 1999, na prova de 200 metros rasos.
Além disso, as duas medalhas de ouro vieram de Fabiana Murer durante o Mundial de Daegu em 2011 (Coréia do Sul), no salto com vara, e de Alison dos Santos na edição de Eugene em 2022 (Estados Unidos), na prova de 400 metros com barreiras.
Desempenho dos brasileiros no último evento
Os brasileiros no Mundial de Atletismo em 2022 haviam feito uma das melhores campanhas da história do país na modalidade, conquistando um ouro e um bronze. Em 2023, entretanto, o Brasil conquistou apenas uma medalha no Campeonato realizado na Hungria
O atleta Caio Bonfim, na marcha atlética de 20 quilômetros, ficou na terceira colocação no geral e levou o bronze. Nomes como Alison dos Santos e Letícia Oro Melo chegaram até perto de melhores resultados, mas acabaram batendo na trave.
O próximo Campeonato Mundial será realizado na cidade de Tóquio, em 2025.