Início » Outros Esportes » Boxe: um guia sobre a luta olímpica

Boxe: um guia sobre a luta olímpica

Publicado em:

Última atualização:

O boxe é uma arte marcial de combate que requer muita habilidade e estratégia. Afinal, o boxeador precisa calcular antecipadamente cada movimento do seu adversário. Diferente do que alguns expectadores podem achar, a modalidade de luta vai muito além de “dar socos” em seu oponente. Por trás desses socos poderosos e esquivas ágeis, existem regras precisas que garantem a segurança e a justiça dentro do ringue.

A luta, que é considerada um esporte de combate olímpico desde 1904, tem como objetivo derrotar o oponente através de golpes precisos e estratégicos, visando marcar pontos ou nocauteá-lo.

Neste guia, vamos explorar as principais regras do mundo do boxe, desde as técnicas de luta até as pontuações e penalidades.

Como funciona a classificação dos boxeadores?

Além de dividir o esporte em masculino e feminino, uma das regras do boxe profissional é a utilização do peso para definir as categorias da luta.

A Associação Mundial de Boxe (AMB) e a Federação Internacional de Boxe (FIB) consideram 17 categorias para a luta. Em contrapartida, o Conselho Mundial de Boxe (CMB) leva em consideração 18 categoriais diferentes. Confira a seguir uma tabela com essas 18 categorias do boxe e seus respectivos pesos (kg):

Categoriakg
Peso Palha até 47.63 kg
Peso Mosca Ligeiroaté 48.99 kg
Peso Moscaaté 50.80 kg
Peso Supermoscaaté 52.16 kg
Peso Galoaté 53.42 kg
Peso Super Galoaté 55.34 kg
Peso Penaaté 57.15 kg
Peso Super Penaaté 58.97 kg
Peso Leveaté 61.23 kg
Peso Super Leveaté 63.50 kg
Peso Meio-Médioaté 66.68 kg
Peso Super Meio-Médioaté 69.85 kg
Peso Médioaté 72.58 kg
Peso Super Médioaté 76.20 kg
Peso Meio-Pesadoaté 79.38 kg
Peso Cruzadoraté 90.71 kg
Peso Ponteaté 101.60 kg
Peso Pesadomais de 90.71 kgs
Fonte: site Olympics (site oficial das Olimpíadas)

Estas categorias são utilizadas nas competições internacionais como, por exemplo, campeonatos oficiais, Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos.

2. Qual a duração de uma luta de boxe?

As lutas de boxe são divididas em rounds (rodadas), com cada round geralmente durando entre 2 e 3 minutos, dependendo das regras da competição. Além disso, o número de rounds pode variar, mas geralmente é de 10 a 12 rounds para lutas profissionais e de 3 a 4 rounds para lutas amadoras.

No caso das Olimpíadas, as lutas são divididas em três tempos de três minutos.

3. Quais são as principais técnicas de luta no boxe?

Os boxeadores utilizam uma variedade de técnicas de luta para atacar e se defender dentro do ringue, incluindo:

  • jab: é uma das técnicas de luta mais utilizadas. Ele consiste em um golpe reto e rápido.
  • direito: normalmente é um golpe mais forte que o jab; é um também golpe reto, só que mais lento.
  • cruzado: esse golpe que costuma ser utilizado para atingir a lateral da cabeça do adversário.
  • gancho: é uma técnica que requer rapidez e força do boxeador. Possui a característica de ser dado de baixo para cima, na diagonal.
  • uppercut: com o objetivo de atingir o queixo do adversário. O uppercut é um golpe também dado de baixo para cima, só que na vertical.

Além disso, as técnicas de esquiva, bloqueio e contra-ataque são fundamentais para evitar golpes do oponente e encontrar oportunidades para atacar.

4. Pontuação e arbitragem no boxe

Antigamente, o sistema de pontuação do boxe profissional e do boxe disputado nas Olimpíadas eram diferentes. Porém, com o objetivo de evitar confusões, em 2016, houve uma mudança fazendo com que o sistema utilizado nos Jogos Olímpicos se assemelhassem mais ao boxe profissional

Desde então, assim como no boxe profissional, a pontuação é calculada com base nas rodadas. Ou seja, cada boxeador recebe uma pontuação por seu desempenho naquela rodada.

A pontuação do round é feita em uma escala de 10 pontos. Como regra do boxe, o vencedor da rodada recebe dez pontos e o perdedor recebe até nove pontos, podendo a pontuação ser menor no caso do lutador ter recebido um nocaute, que ocorre quando um lutador é incapaz de continuar a luta, seja por estar inconsciente ou incapaz de se levantar dentro do tempo determinado pelo árbitro.

No caso do boxe profissional, normalmente a luta conta com três juízes e existe a possibilidade deles definirem que a rodada é um empate, assim marcando 10-10. Em contrapartida, no boxe disputado nas Olímpicadas, conta-se com cinco juízes e nenhum disputa pode terminar em empate.

5. Definição do vencedor do ringue

Na avaliação para definir o vencer do round, os juízes levam em conta tanto o tipo de golpe utilizado quanto a qualidade da defesa. Sendo considerados golpes válidos somente aqueles que o lutador acerta de forma precisa o oponente na parte frontal do corpo, principalmente na cabeça e no tronco, utilizando o peso do seu corpo ou ombro e sem que seu adversário desvie, esquive ou bloqueie parcialmente.

Além disso, para que os golpes sejam considerados válidos no boxe, os socos devem ser desferidos com os punhos fechados. Caso contrário, o golpe será considerado faltoso, assim como quando o lutador desfere golpes abaixo da linha da cintura (golpes baixos), cabeçadas, empurrões ou então segura o oponente.

Essas penalidades podem levar os juízes a deduzirem pontos, dar advertências ou até mesmo desqualificar o lutador, dependendo da gravidade da falta cometida.

Resumidamente, os pontos marcados ao longo da luta ou o nocaute, a desqualificação ou o abandono do combate são o que podem definir o vencedor da luta de boxe.