No tênis, não há dúvidas que os torneios mais aguardados do ano são os Grand Slams. Eles proporcionam um “charme” que não existe em nenhum outro evento da modalidade, e isso pode ser atrelado a diversos fatores. Em duas semanas de competição, é possível ver de tudo, inclusive zebras acontecendo em todas as chaves. Aliás, no caso, Bia Haddad no US Open tentará aprontar algumas delas nessa próxima edição do torneio em Nova Iorque.
Veja o texto a seguir para descobrir um pouco da fase atual de Bia e as suas chances no Aberto dos Estados Unidos. Além disso, confira as suas melhores performances no campeonato.
O momento que vive a tenista
Atualmente, no ranking da WTA, Bia ocupa a 22ª colocação do ranking. O número em si não parece ruim, mas fato é que a brasileira teve uma queda em seu desempenho em relação à temporada passada. Lembrando, inclusive, que ela chegou a ser uma das dez melhores do mundo em junho de 2023.
Para fazer um comparativo, nessa altura, há um ano, ela havia chegado até as semis no Aberto da França e até as oitavas de final em Wimbledon, seus melhores resultados na carreira. Esse ano, todavia, não passou da terceira partida em nenhum dos grandes torneios.
O último campeonato que ela disputou foi a Olimpíada da França há algumas semanas. Na ocasião, Bia parou na segunda rodada para a jogadora da Eslováquia, Anna Schmiedlova, no campeonato de simples. Já nas duplas, a atleta, com Luisa Stefani, caiu também na segunda partida para as inglesas Katie Boulter e Heather Watson.
Performances de Bia Haddad no US Open
Agora que você descobrir um pouco mais da fase da atleta, veja quais foram seus desempenhos quando participou da chave principal do Slam nova-iorquino.
2017: primeira rodada
Em 2017, Bia fez sua estreia no evento. No entanto, foi derrotada logo de cara na primeira rodada para a croata Donna Vekić. As parciais foram de 6/1 e 6/2.
2022: segunda rodada
Após entrar no top 20 do mundo, a atleta conseguiu, pelo seu ranking, entrar novamente na competição. Dessa vez, venceu a primeira rodada contra Ana Konjuh (duplo 6/0) e perdeu na segunda para Bianca Andreescu (2/6 e 4/6).
2023: segunda rodada
Por fim, em 2023, repetiu a mesma campanha do ano anterior. Após vencer Sloan Stephens (6/, 5/7 e 6/4), foi derrotada para a também americana Taylor Townsend (6/7 e 5/7).
Bia Haddad no US Open de 2024
Como deu para notar, caso Bia queira retomar a boa forma ainda esse ano, terá que se superar no torneio que, historicamente, é o que mais lhe apresentou dificuldades entre os quatro principais Majors. Ao todo, ela possui cinco jogos na fase principal, com duas vitórias e três derrotas, e jamais passou da segunda partida.
Além disso, por não estar mais entre as 20 do mundo, é provável que ela enfrente alguma das principais jogadoras logo na primeira rodada. Resta agora torcer para que a jogadora recupere seu melhor tênis.