Atualmente passando por transferências e mudanças entre os proprietários da franquia, o Baltimore Orioles vem comandada a liga americana leste da MLB. Com 60 vitórias e apenas 39 derrotas na temporada, as reformulações do clube acontecem desde 2019 sob o comando de Brandon Hyde. Fora isso, para a próxima temporada o dono do clube será do grupo liderado por David Rubenstein.
O acordo com a família Angelos para a venda da equipe chegou a ultrapassar os 1,725 bilhões de dólares e a maior promessa feita é a volta da taça da World Series para a cidade, feito que o plantel não alcança desde 1983. Atualmente, o projeto parece ser cada vez mais palpável para os torcedores, já que o time vem de constantes regularidades no período regular do torneio.
Para melhor noção, após três anos consecutivos amargando entre a quarta e a quinta posição de seu grupo, em 2022 o elenco chegou a ter 101 vitórias, ficando em primeiro lugar. Entretanto, eles acabaram caindo na série divisional para o Texas Rangers. Nas estatísticas, as grandes estrelas da equipe são Gunnar Henderson, Adley Rutschman e Anthony Santander.
Quer saber mais sobre o Baltimore Orioles? Então acompanhe a leitura do artigo para ver o perfil da franquia, além de títulos, maiores ídolos e elenco atual dos Birds.
A história e os títulos do Baltimore Orioles
Com 130 anos de história, o Baltimore Orioles é um dos clubes mais tradicionais do baseball profissional nos Estados Unidos. Fazendo parte das oito franquias iniciais da American League, a equipe teve como seu primeiro nome Milwaukee Brewers, no qual atuou pelo estado de Wisconsin no primeiro torneio da liga.
Após sua estreia, o time logo se mudou para St. Louis. Com isso, o plantel passaria por mudanças novamente e passariam a se chamar de Browns. É somente após 54 anos, em 1954, que a equipe passaria pela sua última mudança de cidade. Assim, em Baltimore o elenco se encontra e adota o nome de Orioles, como uma homenagem à ave oficial de Maryland.
Usando as cores preto, laranja e branco, o elenco tem seu período mais vencedor entre 1964 e 1983. Em seu auge, foram sete títulos de divisão conquistados. Além disso, conquistaram seis vezes a American League e três vezes a World Series. Depois, por mais que ganhasse taças divisionais durante as décadas, o clube não voltaria a se destacar nos nacionais.
Veja todos os campeonatos ganhos pelos Baltimore Orioles:
- 7 Ligas Americanas (uma ainda como St. Louis Browns, em 1944);
- 3 Séries Mundiais;
- 10 Títulos de Divisão.
Vale destacar também que seus jogos são realizados no Oriole Park at Camden Yards desde 1992. A arena conta com capacidade para quase 50 mil espectadores e já recebeu o All-Star Game da MLB em 1993, um ano após sua inauguração. Seu estilo é em homenagem aos estádios mais antigos, vindo numa customização retrô e tradicional.
Além disso, seu mascote também pega traços do mesmo conceito. O The Oriole Bird foi pensado de forma cartoonizada. Desde 2012, o símbolo passou por mudanças com detalhes que remetem à modernidade e também com o uso do boné alternativo do time.
Maiores ídolos do clube
Os maiores ídolos do Baltimore Orioles também aparecem no período mais vencedor da equipe. No auge do clube, o plantel chegou a ter quatro MVPs em diferentes momentos, entre eles: Brooks Robinson, Frank Robinson, Boog Powell e Cal Ripken Jr.
Além disso, a franquia da liga americana já conta com sete números aposentados, sendo eles: 4, 5, 8, 20, 22, 33 e 42.
Elenco atual do Baltimore Orioles
Passando por reformulações desde 2019, a franquia tem como principal nome do sucesso atual o técnico Brandon Hyde, que trocou os favoritos dos torcedores – Manny Machado, Zach Britton, Jonathan Schoop, Brad Brach, Kevin Gausman e Darren O’Day – para começar seu projeto do zero.
Mostrando que o tempo é ouro, o comandante agora apresenta boas estratégias para a franquia e o futuro pode ser ainda melhor com a mudança de proprietário. Veja quem está disponível no plantel atual do Baltimore Orioles.
Lançadores: Keegan Akin, Bryan Baker, Corbin Burnes, Yennier Cano, Cole Irvin, Craig Kimbrel, Dean Kremer, Vinny Nittoli, Cionel Perez, Grayson Rodriguez, Burch Smith, Albert Suarez e Jacob Webb.
Receptores: James McCann e Adley Rutschman.
Defensores internos: Gunnar Henderson, Jorge Mateo, Ryan Mountcastle, Ryan O’Hearn, Ramon Urias e Jordan Westburg.
Defensores externos: Colton Cowser, Austin Hays, Heston Kjerstad, Cedric Mullins e Anthony Santander.
Vale destacar que, além de Gunnar Henderson, Adley Rutschman e Anthony Santander aparecerem como estrelas do time, Corbin Burnes e Grayson Rodriguez participaram efetivamente nas vitórias da equipe. Ambos aparecem como os principais líderes nas estatísticas de arremesso.
Já na defesa, o atleta camisa 2 que é a principal referência rebatendo, com home runs e aproveitamento de bastão, também aparece como líder em entradas completas. Os números de Ryan Mountcastle também são essenciais para entender o aproveitamento da equipe na temporada regular até aqui. O jogador tem um fator de alcance de 8.76, o maior dentro do elenco do Baltimore Orioles.