Início » NFL » Saiba mais sobre a ascensão de Aaron Donald no Rams e na NFL

Saiba mais sobre a ascensão de Aaron Donald no Rams e na NFL

Publicado em:

Última atualização:

Ídolo do Los Angeles Rams, Aaron Donald é considerado um dos melhores (e maiores) jogadores de defesa da história da NFL (National Football League). Sua carreira é marcada por estatísticas que impressionam em qualquer momento, além de prêmios e um estilo de jogo que redefiniu a posição. Conheça!

Início de Carreira e Ascensão

Nascido em 23 de maio de 1991, Aaron Donald jogou futebol americano universitário na Universidade de Pittsburgh. Posteriormente, ele entrou no Draft da NFL em 2014, sendo selecionado na 13ª escolha geral pelo, até então, St. Louis Rams. Em sua temporada de estreia, Donald mostrou seu talento logo de cara, registrando nove sacks e sendo eleito o Defensive Rookie of the Year.

Desde a estreia, a presença de Aaron Donald foi um fator muito importante para o sucesso defensivo do Rams. A capacidade de dominar a linha de scrimmage permitiu que outros jogadores defensivos adquirissem mais liberdade para fazer suas jogadas. Aliás, durante as temporadas em que a equipe teve sucesso nos playoffs, Donald foi um fator decisivo.

Ainda falando em playoffs, Aaron Donald alcançou a pós-temporada de 2015 a 2021 de forma consecutiva. No entanto, 2022 não foi um bom ano, o que culminou no retorno dele aos playoffs da NFL apenas em 2023. Durante as vezes que ele foi além da temporada regular, ele acumulou 11 jogos, seis sacks, além de 34 tackles combinados, os quais se dividem como 19 individuais e 15 assistências.

Estatísticas de Carreira

Durante suas dez temporadas na NFL, todas pelo Rams, Aaron Donald acumulou estatísticas expressivas. Por exemplo, são 500 tackles, sendo 340 feitos de forma individual e 203 assistências. Ele tem ainda 111.0 sacks, 24 fumbles forçados e sete recuperações de fumble. Além disso, Donald foi a nove Pro Bowls e ganhou o prêmio de Defensive Player of the Year três vezes (2017, 2018 e 2020).

Além de suas seleções para o Pro Bowl e seus prêmios de Defensive Player of the Year, Aaron Donald esteve presente no Time da Década da NFL de 2010. Ele também foi reconhecido pelo The Sporting News e pela PFWA como o Jogador Defensivo do Ano, refletindo a admiração que jornalistas esportivos dos Estados Unidos têm por ele.

Estilo de Jogo

Aaron Donald ficou conhecido por sua combinação de força, agilidade e técnica. Ele jogou principalmente como defensive tackle (DT), uma posição que exige a capacidade de parar corridas, bem como pressionar o quarterback. Devido à sua explosão rápida na linha de scrimmage, Donald se tornou um pesadelo os times adversários, principalmente desviando bloqueios somado a um jogo de pés muito interessante. Além disso, ele possuía uma visão de jogo bastante ampla, o que permitiu que ele lesse jogadas e soubesse exatamente o que fazer.

Outra característica importante de Aaron Donald foi o seu jogo com as mãos. De acordo com analistas, ele tinha uma variedade de movimentos de mãos, como o “swim move”, que se trata de uma espécie de tapa (porém com a mão aberta empurrando os blocos de defesa postos à frente do defensor), que são usados para vencer os bloqueadores. Como dito anteriormente, ele tinha uma capacidade muito grande em ler ações antes e durante o desenvolvimento das jogadas, podendo antecipar a ação do adversário.

Momentos de destaque

Ao longo de sua carreira, Aaron Donald teve vários momentos de destaque na NFL. Em 2018, por exemplo, ele registrou impressionantes 20.5 sacks, um recorde pessoal. Como resultado, ele recebeu o prêmio de Defensive Player of the Year pela segunda vez consecutiva. Mais tarde, em 2021, Donald teve um papel crucial na defesa do Rams durante a temporada em que venceram o Super Bowl LVI.

Impacto

Fora de campo, Aaron Donald ficou conhecido por sua ética de trabalho e liderança. Ele é visto com frequência como um mentor para jogadores mais jovens, compartilhando sua experiência. Além disso, Donald está envolvido em várias iniciativas para com a comunidade e de caridade.