Início » NFL » Miami Dolphins: conheça a história e as estatísticas do time

Miami Dolphins: conheça a história e as estatísticas do time

Publicado em:

Última atualização:

Se você já ouviu falar de Durval Queiroz, provavelmente já ouviu falar também dos Miami Dolphins. Esse foi o time que, em 2019, recrutou o primeiro brasileiro para a NFL sem que ele tenha jogado futebol americano universitário. Então vamos entender um pouco da história do time, suas estatísticas e seus títulos até o momento.

Qual é a história dos Miami Dolphins?

O time foi fundado em 1965 e atualmente joga pela AFC East. No primeiro momento, a equipe fazia parte da American Football League (AFL), depois que o advogado Joseph Robbie adquiriu uma franquia em expansão. Durante o verão, os Dolphins treinavam em St. Pete Beach e, depois de agosto, seus treinamentos iam para Boca Ciega High School em Gulfport.

Os primeiros anos do Miami Dolphins NFL foram de ouro. Isso porque eles tiveram recorde de 15–39–2 em suas primeiras quatro temporadas sob o comando do técnico George Wilson. Porém, Don Shula assumiu depois como técnico principal do time. Quando sua contratação aconteceu, os Colts acusaram o time de adulterar a nova contratação. Sendo assim, os Dolphins perderam a escolha de primeira rodada do Draft de 1971.

Shula implementou um trabalho árduo, mas valeu a pena. O time teve um recorde de 10-4 no seu primeiro jogo nos playoffs, mas perdeu por 21-14 em Oakland.

Anos 70

Nos anos 70, os Dolphins foram extremamente bem-sucedidos. Eles foram o primeiro time a avançar para a Final da AFC por três temporadas consecutivas. Além disso, conquistaram o título da competição em 1971.

Ademais, foram o time com o maior jogo da história da NFL, com 82 minutos e 40 segundos. Eles jogaram contra os Kansas City Chiefs, saindo com a vitória. Porém, durante o Super Bowl Vl, o time de Miami perdeu para os Dallas Cowboys por um recorde de 24-3.

Já em 1972, o time teve uma temporada completamente invicta. Eles venceram todos os 14 jogos da temporada regular, dois jogos dos playoffs e o Super Bowl VII, derrotando o Washington Redskins por 14-7. Portanto, se tornaram um dos times mais vitoriosos na época.

Com isso, Shula se tornou um dos maiores treinadores de todos os tempos. Ele só veio a se aposentar em 1995, com um total de 347 vitórias.

Quais são os títulos dos Dolphins?

O time teve um total de cinco participações no Super Bowl e levou a conquista duas vezes ao longo da história. Além disso, eles também conquistaram cinco títulos de conferência. A franquia da Flórida venceu a AFC em 1971, 1972, 1973, 1982 e 1984.

Quem é o dono do time atualmente?

O atual dono do time é o empresário Stephen M. Ross, também conhecido por ser dono de uma grande imobiliária americana em NY. Ele tem escritórios espalhados pelo mundo – inclusive no Brasil. Segundo a Forbes, a fortuna de Ross chegou a US$ 7,7 bilhões em 2019.

Qual foi o maior técnico da história do time?

Não há como negar: Don Shula foi o técnico que mais trouxe vitórias e alegria para os torcedores da equipe. A rotina de treinos árduos valia a pena. Ele só se aposentou em 1995, quando já tinha mais de 300 vitórias para contar.

Shula disputou seis Super Bowls e levou dois títulos, ambos com os Dolphins. Além disso, ele é dono do recorde de mais vitórias na carreira na NFL. Por conta disso, é parte do Hall da Fama desde 1997.

Quais foram os maiores jogadores dos Miami Dolphins?

Ao longo dos anos, vários nomes entraram para a história do elenco dos Dolphins. Apesar de não ter vencido um Super Bowl, Dan Marino é considerado um dos maiores jogadores da equipe de todos os tempos. Ele era quarterback ao lado de Bob Griese e do fullback Larry Csonka. Sendo assim, esses são os únicos números aposentados pela franquia até hoje:

  • Número 12 de Bob Griese, aposentado em 1985;
  • Número 13 de Dan Marino, aposentado em 2000;
  • Número 39 de Larry Csonka, aposentado em 2002.

Quem é o brasileiro no Miami Dolphins?

Entre os nomes dos Dolphins, está presente Durval Queiroz Neto, também conhecido como Duzão. O jogador foi o primeiro brasileiro a ir para NFL sem ter jogado futebol americano universitário nos EUA. Ele assinou por três anos com o time, e durante o seu tempo lá enfrentou alguns problemas, como troca de posição, a chegada da pandemia em 2020 e, ainda, uma lesão na sua terceira e última temporada com o clube. Em 2022, o jogador optou por retornarpara o Galo FA (Atlético-MG de Futebol Americano). E, atualmente, Queiroz está aposentado.

Durval foi o único brasileiro a jogar pelo clube de Miami, mas é possível que vejamos outros nomes nacionais entrando na NFL no futuro.