Início » NFL » Entenda as novas regras do kickoff, que começam a valer na temporada de 2024/25 da NFL

Entenda as novas regras do kickoff, que começam a valer na temporada de 2024/25 da NFL

Publicado em:

Última atualização:

Quem acompanha a National Football League (NFL), maior torneio de futebol americano dos Estados Unidos, precisará encarar uma grande mudança na temporada que está prestes a começar. Isso porque os 32 proprietários dos clubes participantes da liga aprovaram a implementação de uma nova regra para o kickoff em março de 2024.

Segundo a própria NFL, a proposta visa lidar com a baixíssima taxa de kickoffs de retorno registrada em 2023 – a menor na história da liga – e o alto número de lesões na jogada. A nova regra valerá ainda em caráter experimental nesta temporada. Ou seja, caso a mudança não traga o resultado esperado, os organizadores da liga poderão descartá-la.

A nova regra do kickoff da NFL é bem diferente da anterior. O que permanece, basicamente, é que a bola continua sendo chutada a partir da linha das 35 jardas. Já o alinhamento dos times e as ações que dependem da região da zona de aterrissagem na qual a bola cair, mudaram.

A seguir, confira as principais alterações.

O novo alinhamento dos times para o kickoff na NFL

Pela nova regra, o time que chutará deve se organizar da seguinte forma:

  • O kicker ficará sozinho com a bola na linha das 35 jardas.
  • O restante do time se alinhará próximo à linha das 40 jardas da equipe receptora.

Já a equipe que recebe se organizará da seguinte maneira:

  • O time receptor tem uma zona de cinco jardas, entre a linha de 30 e a de 35 jardas. Sete receptores devem estar com um pé em cima desta última. Contudo, é possível ter mais outros dois jogadores nesta zona, desde que eles não estejam em cima da linha de 35 jardas e se alinhem fora dos hashes.
  • É possível ter um ou dois retornadores em campo. No entanto, caso apenas um esteja presente na jogada, o jogador extra precisará se alinhar na mesma zona de cinco jardas que o resto do time.

Uma vez organizados, os jogadores ainda precisam seguir uma série de determinações. Para começar, o kicker tem que ficar parado após o chute, não podendo cruzar a linha das 50 jardas até que a bola esteja em jogo, ou seja, toque o solo ou o jogador na zona de aterrissagem ou na end zone. 

Além disso, os dez jogadores da equipe de chute também não podem se mover até que a bola esteja em jogo. Enquanto isso, todos os jogadores da zona de preparação também não podem se mover até que a bola atinja o solo, um jogador na zona de aterrissagem ou na end zone.

As mudanças na zona de aterrissagem

Explicada a nova configuração do kickoff da NFL em campo, é hora de entender a parte da aterrissagem da bola. Agora, a zona de aterrissagem é a parte que fica entre a linha de gol e a linha de 20 jardas do time receptor. A depender de onde o chute acertar em relação a essa região, o jogo prossegue de uma forma diferente:

  • Se o chute cair antes da zona de aterrissagem deve-se considerar como um chute para fora do campo.
  • Se o chute acertar a zona de aterrissagem, este deverá ser devolvido.
  • Se o chute acertar na zona de aterrissagem e depois ir para a end zone, deverá ser devolvido ou derrubado pelo time interceptor. Neste caso, é preciso voltar (touchback) para a linha das 20 jardas.
  • Quando a bola chega na end zone, mas permanece dentro do campo, o chute deverá ser devolvido ou derrubado. Contudo, se derrubado, então há um touchback para a linha de 30 jardas.
  • Se a bola sair pelo fundo de campo (pelo ar ou quicando), automaticamente há um touchback na linha das 30 jardas.

São justamente essas mudanças no touchback que visam trazer a emoção dos retornos de volta à NFL, uma vez que encorajam os kickers a chutar uma bola que possa voltar. Porém, como a bola obrigatoriamente deve passar das 20 jardas para cair na zona de aterrissagem, os chutes laterais (onside kick) também ganharam novidades.

Agora, eles podem acontecer somente no quarto período – e somente para o time que está perdendo. Além disso, a equipe que quiser o chute lateral terá que “declarar” sua intenção, ou seja, não haverá mais o onside kick surpresa. 

Sobre as penalidades

O site da NFL deixa claro que a zona de configuração e a zona de aterrissagem não mudarão com nenhuma penalidade que seja transferida para o kickoff. Assim, os alinhamentos permaneceriam os mesmos, apenas o ponto do chute mudaria. 

Além disso, as penalidades em jogadas de pontuação não serão transferidas, sendo cobradas no Try. Contudo, as penalidades do Try poderão ser transferidas e, caso isso aconteça, apenas a posição do kicker muda. Por fim, no safety kick, o chute será da linha de 20 jardas, e o chutador terá a opção de usar um tee; a zona de configuração e a zona de aterrissagem não mudarão.