Jonnu Smith é um tight end que se destacou em vários times antes de ser contratado pelo Miami Dolphins em 2024. Ele jogou futebol americano universitário na FIU (Florida International University) e começou a jogar profissionalmente em 2017. Vamos entender tudo sobre sua trajetória e seus resultados a seguir!
Quem é o tight end Jonnu Smith?
Smith foi criado no norte da Filadélfia, na Pensilvânia, por seus pais, Wayne e Karen Smith. Ele é o mais novo de seis filhos. Smith enfrentou muitos desafios durante sua infância na Filadélfia. Depois que seu irmão foi preso e um de seus amigos foi morto nas ruas, sua família não tinha recursos financeiros para se mudar.
Para sua própria segurança, ele foi morar com sua tia materna e seu tio em Ocala, Flórida. Foi então que ele começou a jogar futebol americano no ensino médio na West Port High School e conseguiu uma bolsa de estudos para a Florida International.
Smith jogou futebol americano universitário na Florida International University, onde se formou em estudos liberais. Como calouro em 2013, Smith jogou 12 jogos, acumulando 388 jardas recebidas e dois touchdowns. Como sophomore em 2014, ele jogou 12 jogos, com 710 jardas recebidas e oito touchdowns.
Já como júnior em 2015, ele jogou oito jogos, com 397 jardas recebidas e quatro touchdowns. Por fim, como sênior em 2016, ele jogouonze1 jogos, com 506 jardas recebidas e quatro touchdowns. Além disso, Jonnu Smith chegou a ser convidado a jogar no Senior Bowl de 2017. Porém, foi ofuscado por outros tight ends que eram considerados escolhas de primeira e segunda rodada.
Combine da NFL
Smith foi um dos 19 tight ends que receberam um convite para participar do NFL Scouting Combine em Indianapolis, Indiana. Ele teve uma performance impressionante e terminou entre os cinco primeiros entre os tight ends na maioria dos exercícios. Além disso, Jonnu ficou em segundo lugar no salto vertical e no shuttle curto, empatou em terceiro no supino, foi o quarto no salto em distância e terminou em sexto nos 40 jardas no grupo de sua posição.
Em 29 de março de 2017, Smith optou por participar do pro day da FIU, juntamente com Dieugot Joseph e outros dez colegas de equipe. Ele realizou o drill de três cones e drills posicionais para olheiros e representantes de equipe de 29 times da NFL e do Winnipeg Blue Bombers da Canadian Football League.
Começo profissional
Jonnu Smith foi selecionado pelo Tennessee Titans na terceira rodada do draft de 2017 da NFL. Na sua temporada de estreia, ele teve 18 recepções, 157 jardas e dois touchdowns, ajudando os Titans a chegarem aos playoffs.
No ano de 2018, assumiu como tight end titular após a lesão de Delanie Walker, mas sua temporada foi interrompida por uma lesão no joelho. Em 2019, Smith teve 35 recepções, 439 jardas e três touchdowns, incluindo uma recepção com uma mão nos playoffs contra o Baltimore Ravens.
Já no ano de 2020, ele teve sua melhor temporada com 448 jardas e oito touchdowns. Em 2021, assinou um contrato de quatro anos com o New England Patriots, mas teve uma atuação limitada. No entanto, em 2023 foi trocado para o Atlanta Falcons, onde registrou 582 jardas e três touchdowns antes de ser liberado em 2024. Recentemente, ele assinou um contrato de dois anos com o Miami Dolphins.