Kingsley Jonathan é jogador do Buffalo Bills, onde está desde 2022. Além disso, ele é um dos únicos que veio de fora do país. Sua trajetória até chegar no time americano foi longa. Portanto, vamos entender como ele começou sua carreira e se tornou o defensive end do Bills.
Quem é o defensive end Kingsley Jonathan?
Seu nome completo é Chukwuemeka Kingsley Jonathan e ele é de Lagos, Nigéria. Porém, ele cresceu em Baltimore, Maryland, e frequentou a Saint Frances Academy. Também estudou na Eastern Alamance High School. Ele jogava como defensive end e linebacker, e também jogava basquete, futebol e praticava atletismo. No último ano na Saint Frances, ele registrou 65 tackles e 16 sacks, levando sua equipe a um recorde de 10-2 e ao campeonato da MIAA Classe A.
Jonathan se comprometeu com a Syracuse University e fez sua estreia no futebol universitário em 2017 contra Central Connecticut. No geral, como calouro, ele apareceu em oito jogos e realizou quatro tackles. Além disso, Jonathan apareceu em todos os 13 jogos em seu segundo ano, em 2018, foi titular em dois. Ademais, ele registrou 21 tackles e ficou em terceiro na equipe com cinco sacks. Sendo assim, Kingsley foi selecionado para o roll de honra da ACC.
Jonathan jogou foi reserva em 2019, mas fez 12 aparições. Ele registrou 24 tackles, três tackles para perda de jardas e 1,5 sacks, recebendo honras acadêmicas da All-ACC. Em seu último ano, Jonathan recebeu o prêmio Jim Tatum de melhor estudante-atleta da ACC.
Além disso, ele participou de todos os 11 jogos e terminou o ano com 32 tackles totais, três sacks e um fumble forçado. Ele foi semifinalista do Campbell Trophy, jogador listado para o Wuerffel Trophy e candidato ao prêmio Senior CLASS.
Jonathan encerrou sua carreira universitária com 101 tackles (60 solo), 21,5 tackles para perda de jardas, 15 sacks, duas recuperações de fumble e três fumbles forçados em um total de 56 jogos.
Estreia no futebol americano profissional
A estreia de Jonathan Kingsley no profissional não aconteceu há muito tempo. Ele é um jogador relativamente novo e o Bills foi sua primeira casa. Após não ter sido selecionado no draft da NFL de 2022, Jonathan foi contratado pelo Buffalo Bills como um agente livre não draftado.
Ele também foi a primeira escolha no Draft Global da CFL de 2022, sendo selecionado pelo Montreal Alouettes. Porém, optou por permanecer com o Buffalo. Ele foi liberado durante os cortes finais do elenco em 30 de agosto de 2022.
Logo após, Jonathan foi contratado pelo Chicago Bears em 1º de setembro de 2022. No entanto, ele foi dispensado em 15 de novembro, após ter registrado quatro tackles em cinco jogos. Com isso, o jogador teve uma segunda chance com o Buffalo Bills.
Em 17 de novembro de 2022, Jonathan foi contratado para o time de treinamento dos Bills. Ele assinou um contrato de reserva em 23 de janeiro de 2023. Atualmente, ele segue com o time. É esperado que ele seja reserva da equipe na próxima temporada e, se tiver um bom desempenho, ganhe mais tempo de jogo.