Harrison Smith é um dos principais jogadores na posição de safety do Vikings e da NFL. Considerado um dos três melhores jogadores pela Pro Football Focus, em 2017. Além disso, ele é um dos nomes dentro do Minnesota Vikings há mais tempo. Vamos entender a carreira do jogador e suas estatísticas a seguir.
Quem é o safety Harrison Smith?
Harrison Smith foi destaque no futebol americano na Knoxville Catholic High School. Ele acumulou 1.340 jardas corridas, 19 touchdowns e 61 tackles em sua última temporada. Além disso, ele também jogou basquete e competiu no atletismo, vencendo o campeonato estadual no salto em altura e no decatlo em 2007. No final de sua passagem por lá, Smith foi um recruta de quatro estrelas e escolheu a Universidade de Notre Dame, recusando várias ofertas de outras universidades.
Depois de ser Redshirt como calouro, em 2007, ele se destacou em 2008. A saber, ele começou sua carreira como linebacker. Em seu primeiro ano, foi titular em 9 jogos e registrou 57 tackles, incluindo 8,5 tackles para perda de jardas e 3,5 sacks.
Como júnior, em 2009, começou seis jogos como strong safety e os seis jogos finais como strongside linebacker, registrando 69 tackles, incluindo 6,5 tackles para perda de jardas. Em 2010, como sênior, jogou como strong safety, registrando 93 tackles, incluindo sete interceptações, o maior número da equipe.
Em 2011, ele foi aceito em um programa de pós-graduação na Notre Dame, o que lhe permitiu jogar mais uma temporada. Além disso, no mesmo ano, como capitão da equipe, jogou e foi titular em todos os 13 jogos, registrando 90 tackles, incluindo três tackles para perda de jardas.
Como começou a carreira profissional de Smith?
Quando saiu de Notre Dame, Smith foi considerado um dos melhores safeties, ficando atrás apenas de Mark Barron. Além disso, foi convidado para o NFL Combine, participando de todos os exercícios. Como projetado por especialistas, Harrison acabou sendo uma escolha dos Vikings na primeira rodada do draft da NFL.
Em sua temporada de estreia ele registrou 104 tackles, três interceptações e dois touchdowns, sendo nomeado para o time All-Rookie. Nos anos seguintes continuou como titular, destacando-se por sua capacidade de interceptar passes e marcar touchdowns defensivos.
No ano de 2014, sob o comando do novo treinador Mike Zimmer, Harrison Smith teve uma temporada sólida com cinco interceptações e três sacks. Em 2015, estabeleceu um recorde de franquia ao retornar quatro interceptações para touchdowns ao longo de sua carreira.
Após uma extensão de contrato em 2016, ele manteve sua consistência em campo, nomeado para vários Pro Bowls e recebendo honrarias como All-Pro. Todavia, Harrison teve sua melhor temporada em 2017, com cinco interceptações que o classificaram como o terceiro melhor jogador da NFL pelo Pro Football Focus, estabelecendo-se como um dos melhores safeties da liga.
Anos mais recentes
No ano de 2018, Harrison Smith começou a temporada com uma atuação impressionante, interceptando um passe de Jimmy Garoppolo e recuperando um fumble na vitória dos Vikings sobre os 49ers.
Ele terminou a temporada com 84 tackles, três sacks e três interceptações, sendo selecionado para o Pro Bowl pela quarta vez e nomeado para o Second-team All-Pro. Em 2019, Smith se destacou ao registrar 85 tackles, realizar um sack e interceptar três passes, garantindo sua escolha para o Pro Bowl pela quinta vez. Além disso, ele teve um papel crucial nos playoffs, mas os Vikings não avançaram, sendo eliminados na rodada divisional.
No ano de 2020, Smith teve outra temporada sólida, igualando seu recorde de carreira com cinco interceptações e registrando 89 tackles. Em 2021, ele assinou uma extensão de contrato de quatro anos com os Vikings. Ademais, ele terminou a temporada com um novo recorde de 114 tackles e três sacks. Além disso, durante a temporada de 2022, Smith começou interceptando um passe de Aaron Rodgers e igualou seu recorde de interceptações em uma temporada com cinco, registrando 85 tackles no total.
O safety dos Minnesota Vikings teve uma sólida temporada em 2023, participando de todos os 17 jogos como titular. Ele somou 93 tackles combinados, 49 deles solos, além de 3 sacks e 3 passes desviados, mostrando sua versatilidade e impacto defensivo. Durante a temporada de 2024, em seus dois primeiros jogos, Smith já acumulou 12 tackles combinados.