Começa jogando na escola, se destaca na universidade, participa de um Draft e vai brilhar na NFL. Essa parece ser a trajetória da maioria dos atletas de futebol americano nos Estados Unidos – e com Deion Jones não foi diferente. Antes de ser o linebacker do Buffalo Bills, ele percorreu um caminho muito semelhante a esse.
No entanto, Jones enfrentou um desafio a mais que em nada tinha a ver com as quadras e campos: o furacão Katrina. Nascido em New Orleans, ele completava apenas 10 anos quando viu a cidade ser devastada pelo desastre natural e, com a família, viveu por seis meses apenas com o que tinham conseguido carregar dentro de uma mala.
Hoje, o atleta faz parte da primeira geração de sobreviventes do desastre a se destacar na liga e, certamente, a força e a resiliência advindos da experiência se refletem em seu estilo de jogo. Deion foi considerado um dos 50 melhores linebackers da região ainda no ensino médio. Quando estava no terceiro ano, ele registrou 179 tackles, oito sacks e três interceptações. Assim, ele liderou o time de sua escola a uma de suas melhores temporadas, levando a equipe às quartas de final do campeonato escolar.
Curiosamente, quando estudante, Deion Jones não se dedicou apenas ao futebol americano. Ele também competia no basquete, considerado um dos melhores guardas da região e atleta de elite. Ainda assim, terminou o ensino médio como 4º melhor prospecto do futebol americano da Louisiana pela SuperPrep, 8º pela 247sports.com e 14º no estado pela Rivals.com.
Os anos universitários
Sua atuação rendeu um convite para fazer faculdade em Nebraska, mas acabou escolhendo defender a Universidade Estadual de Louisiana. Em seus tempos de calouro, ele ficou boa parte do tempo no banco de reservas, atuando apenas em substituições, ainda assim, teve espaço suficiente para mostrar a que veio, marcando dois tackles em sua estreia. Jones terminou seu primeiro ano universitário com 23 tackles.
Nos anos seguintes, Deion Jones ganhou ainda mais espaço na equipe universitária. Em 2015, começou a temporada não apenas como titular dos Tigers da Universidade da Louisiana, mas como capitão do time. Em seguida, ele anunciou sua elegibilidade para o Draft da NFL de 2016.
Deion Jones chega à NFL
O linebacker foi selecionado pelo Atlanta Falcons na segunda rodada do draft. Em sua primeira temporada junto à equipe, atuou em 15 partidas – sendo o titular em 13 delas. Jones marcou 108 tackles, fez três interceptações, registrou 165 jardas de retorno após interceptação e ainda conseguiu dois touchdowns.
No ano seguinte, Deion conquistou uma vaga no Pro Bowl após marcar 138 tackles. Deion Jones permaneceu no Atlanta Falcons até 2021. Após atuar de forma decisiva na vitória do Falcons contra o Miami Dolphins naquela temporada, Jones ganhou o prêmio de Jogador Defensivo da Semana da Conferência. O linebacker se despediu da equipe com 137 tackles – ficando em 11º na NFL naquele ano – e dois sacks.
Em 2022, uma lesão tirou Deion Jones de campo. Em seguida, o Falcons negociou a transferência de Jones com o Cleveland Browns. O contrato era de dois anos, mas o atleta negociou com o time para ficar apenas um. Os jogos pelo Browns foram poucos, mas ainda assim, o linebacker terminou a temporada registrando uma média de 2,5 sacks; além de 44 tackles, uma interceptação, três passes defendidos e um fumble forçado em 11 jogos – cinco deles como titular.
Em seguida, Deion Jones se uniu ao Carolina Panthers, defendendo a equipe na temporada de 2023. Em maio de 2024, ele foi para o Buffalo Bills, iniciando sua primeira temporada junto ao novo time em setembro.