Um dos quarterbacks mais marcantes da história da NFL, Drew Brees se destacou pelo New Orleans Saints entre 2006 e 2020. No entanto, seu impacto vai além do campo, com trabalhos voltados para a comunidade. Acompanhe conosco um pouco da carreira dele!
Início da carreira
Nascido em 15 de janeiro de 1979, Drew Brees sofreu críticas logo no início da sua carreira, muito em função da altura (1.83m) e da falta de força no braço. No entanto, após bom desempenho no High School, Brees obteve destaque pela Universidade Purdue. Pelo Boilermakers, o quarterback chegou ao Rose Bowl, uma das principais competições de futebol americano universitário dos Estados Unidos.
Drew Brees na NFL
Apesar de ter feito carreira no New Orleans Saints, Drew Brees foi draftado pelo San Diego Chargers na segunda rodada do Draft da NFL de 2001. Ele mostrou potencial logo de cara, assumindo papéis importantes, porém, uma lesão no ombro em 2005 colocou seu futuro em jogo.
Nos primeiros anos de Drew Brees com o Chargers, ele flertou com a inconsistência. Porém, o quarterback passou por uma virada de chave em 2004, quando levou sua equipe a um recorde de 12-4, garantindo uma vaga nos playoffs. Além disso, venceu também o prêmio de “NFL Comeback Player of the Year”. Apesar disso, o time deu adeus ao jogador e, em 2006, ele assinou com o Saints, dando um passo a mais na carreira.
Conquistas
Durante sua passagem pelo Saints, Drew Brees atingiu estatísticas e recordes muito interessantes. Aposentado oficialmente desde março de 2021, Brees terminou sua carreira com 80.358 jardas e 571 touchdowns, o que o colocou como um dos maiores quarterbacks da história. Além disso, foi eleito 13 vezes ao Pro Bowl, e recebeu o “Walter Payton NFL Man of the Year”, destacando sua contribuição em campo e fora dele para com a comunidade.
Separando sua carreira em temporadas, em 2011, Drew Brees estabeleceu o recorde de jardas lançadas em uma única temporada com 5.476 jardas, sendo superado, posteriormente, por Peyton Manning. Ele detém ainda o recorde de maior percentual de passes completos em uma única temporada com 72%.
Falando em títulos, Drew Brees venceu o Super Bowl XLIV em 2010 com o Saints. Na partida, o quarterback teve 288 jardas, dois touchdowns e uma interceptação. Como resultado, ganhou também o troféu de MVP do jogo diante do Indianapolis Colts.
Estilo de jogo de Drew Brees
Drew Brees era conhecido por sua precisão, inteligência e liderança em campo. Com 1,83m de altura, ele era mais baixo do que muitos de seus colegas, mas usava sua agilidade e rápida tomada de decisão a seu favor. Além disso, tinha uma capacidade impressionante de ler defesas e realizar jogadas sob pressão.
Uma das principais forças de Drew Brees era seu percentual de passes completos. Durante seu período na NFL, ele liderou essa estatística em várias oportunidades, bem como os números de mais jardas passadas em uma só temporada (seis vezes). Ao longo de sua carreira, por exemplo, ele completou 67,7% de seus passes na temporada regular e 66,7% nos playoffs.
Como resultado, Drew Brees acumulou o número de 80.358 jardas na carreira, tendo passado por Tom Brady recentemente. Ele também é dono do recorde de mais passes completos na carreira, com 7.142, além de ser o único quarterback na história da NFL a ter cinco temporadas com 5.000 ou mais jardas passadas.
Por fim, Drew Brees tem ainda a estatística de mais jogos consecutivos com um passe para touchdown, com 54 jogos consecutivos entre 2009 e 2012. Além disso, Brees também se destacava ao distribuir a bola para vários recebedores, tornando o ataque do Saints difícil de defender. Por isso, seu estilo jogo foi marcado, e destacado, pela química com Marques Colston, Michael Thomas e Alvin Kamara.
Impacto
Desde o início, Drew Brees se destacou dentro de campo, porém, também fora dele. Com uma preparação bastante focada, muitas vezes ele passava horas estudando vídeos e preparando planos de jogo com os treinadores. Além disso, ele atuava como mentor para jogadores mais novos, bem como aparecia como líder durante o huddle.
Vale observar que, além de suas realizações em campo, Drew Brees é respeitado por suas contribuições à comunidade por sua filantropia. A Brees Dream Foundation foi fundada em 2003 por Brees e sua esposa Brittany e já doou mais de US$45 milhões para causas como pesquisas sobre câncer, educação e cuidados para crianças e famílias carentes.