Início » Modalidades Desportivas » O que é tie-break? Entenda mais sobre essa expressão

O que é tie-break? Entenda mais sobre essa expressão

Publicado em:

Última atualização:

Em muitos esportes, vários termos que acabam por ser empregados são específicos de uma determinada modalidade e, portanto, não existem em qualquer outra situação. Todavia, ao mesmo tempo, existem expressões que são úteis e funcionam em diversas categorias, com um emprego bastante similar em todas elas. Isso ocorre, por exemplo, com a palavra tie-break, que existe tanto no vôlei quanto no tênis e, ao fim das contas, tem o mesmo significado.

Leia o texto a seguir para entender mais sobre essa palavra e o que ela representa. Além disso, confira quais são alguns dos seus usos no mundo do esportivo.

O que é tie-break?

Em primeiro lugar, para deixar o cenário mais claro, vamos tentar entender o termo em português. Tie-break, de forma traduzida, pode significar desempate.

Por ser um anglicismo, ou seja, uma palavra com origem inglesa, não é algo que ouvimos frequentemente na nossa língua. Aliás, no esporte mais popular do Brasil, o futebol, ele é basicamente desconhecido. Não à toa, em um “desempate” futebolístico, opta-se por usar expressões como “prorrogação”.

No entanto, vale destacar que, em tese, não há restrições criadas para se usar o tie-break . Afinal, por ter uma definição tão ampla e que serve para qualquer tipo de movimento ou ação que gere um desempate esportivo, pode-se usar até mesmo para futebol, basquete e outras modalidades nas quais sua utilidade não é tão comum.

Tie-break no tênis

Como dito antes, no tênis é bem comum termos o tie-break já inserido no vocabulário dos fãs. Mas, afinal, o que seria um “desempate” nesse esporte?

Nas regras, ele acontece quando dois tenistas chegam ao final de um set e vencem um mesmo número de games, ou seja, ele irá ocorrer apenas depois de um 6/6. A partir daí, ambos os atletas disputam um game “extra”, que possui contagem numérica, e o primeiro jogador a chegar a sete pontos vence.

Ressaltando, todavia, que há a necessidade de se abrir dois pontos de vantagem sobre o oponente nessa situação. Caso contrário, o jogo se estenderá até alguém atingir o feito.

Tie-break no vôlei

Já no vôlei, um “desempate” acaba ocorrendo no último e decisivo set entre duas equipes. Dessa forma, caso cada um dos times tenha ganho dois sets cada, o tie-break é nada menos que o quinto. Nesse caso, ao invés de sete pontos, como no tênis, o vencedor será o lado que conquistar 15 primeiro.

E quanto a vantagem de dois pontos? Ela também existe e, portanto, além de fazer a pontuação, é preciso fazer com que adversário do outro lado da rede conquiste, no máximo, 13.

Tie-break no vôlei de praia

Por fim, vamos também dar um exemplo no vôlei de praia. Em cenário idêntico ao vôlei de quadra, o tie-break se refere ao último set de uma partida, é disputado em até 15 pontos e precisa-se de uma vantagem mínima entre os adversários.

No entanto, a única diferença está no set em si, afinal, vale lembrar que, na areia, um duelo é ganho pelo time que alcançar dois sets primeiro. Ou seja, o tie-break é o terceiro nesse caso.