Início » Modalidades Desportivas » Qual é o recorde mundial atual no salto em distância?

Qual é o recorde mundial atual no salto em distância?

Publicado em:

Última atualização:

A prova do salto em distância é uma das mais atrativas entre o atletismo, que sempre desperta o interesse e a curiosidade do público. A competição, por ventura, carrega dois recordes que desafiam a lógica humana. Recordes esses, tanto olímpico como mundial, que são um dos mais difíceis de serem batidos no mundo dos esportes.

Qual é o recorde olímpico atual no salto em distância?

O recorde olímpico atual no salto em distância pertence ao americano Bob Beamon. O atleta fez história ao alcançar 8,90m na prova do salto em distância durante a Olimpíada de 1968, realizada na Cidade do México. Esse é o recorde olímpico mais duradouro da história, com 56 anos.

Bob Beamon chegou como um dos grandes favoritos para a prova. Contudo, diversos campeões dos anos anteriores também participaram e o clima de equilíbrio pairava sobre o ar. Entre eles, o atual campeão olímpico Ralph Harold Boston, ouro em 1960, em Roma, era um dos principais favoritos.

Após se classificar para a final com muita dificuldade e sem empolgar, Bob Beamon fez história. Com o “salto perfeito”, contando com as condições climáticas favoráveis e o forte vento, o americano registrou 8,90m no salto e pulverizou o recorde mundial da época, que era de 8,35m. O salto foi tão absurdo que a organização da prova precisou usar uma fita de aço para registrar a marca exata. Para efeito de comparação, a medalha de prata ficou para o alemão Klaus Beer, com 8,19m.

Qual é o recorde mundial atual no salto em distância?

O salto de Bob Beamon ficou intacto durante 23 anos e ninguém chegou perto de alcançar a marca histórica do atleta americano até 1991. Contudo, Mike Powell, compatriota do recordista olímpico, fez história ao superar o salto durante o Mundial de Atletismo em 1991.

A prova, realizada em Tóquio, capital do Japão, impressiona ainda mais por ser realizada em um local que não possui a altitude como a do Novo México de 2.400m em relação ao nível do mar. Mike Powell saltou para incríveis 8,95m durante a prova e ganhou a medalha de ouro. Todavia, o lendário Carl Lewis, que ficou com a prata, também bateu o recorde de Bob Beamon ao marcar 8,91m.

No entanto, os atletas nunca conseguiram replicar os saltos durante os Jogos Olímpicos.

Quais são os recordes femininos do salto em distância?

As mulheres registraram os recordes na prova do salto em distância no mesmo ano. Seja no Mundial ou nos Jogos Olímpicos, foi no ano de 1988 que o esporte viveu o seu auge.

Os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, presenciaram a história prova da americana Jackie Joyner-Kersee. Considerada uma das melhores atletas da história do heptatlo e do salto em distância, ela quebrou o recorde olímpico ao marcar 7,40m, o que lhe rendeu a segunda das suas três medalhas de ouro olímpicas. Tais conquistas, aliás, lhe renderam a indicação da revista Sports Illustrated como a Melhor Atleta Feminina do Século 20.

O recorde de Jackie, no entanto, não superou a marca registrada três meses antes durante o Mundial de Atletismo de 1988. Realizada em Leningrado, capital da então União Soviética, a competição presenciou a prova histórica da russa Galina Chistyakova. Na ocasião, a jovem atleta alcançou 7,52m durante seu salto e, desde então, ostenta o recorde de maior salto em distância de provas femininas na história do esporte.