Início » Lutas » UFC » A trajetória da atleta chinesa Zhang Weili no UFC

A trajetória da atleta chinesa Zhang Weili no UFC

Publicado em:

Última atualização:

Sendo a atual detentora do cinturão de peso-palha e uma das melhores lutadoras do mundo, a chinesa Zhang Weili venceu recentemente sua compatriota Yan Xiaonan na defesa pelo seu título. Por decisão unânime dos juízes, essa é a segunda vez que a atleta luta para permanecer como a campeã em sua modalidade.

Para muitos, o duelo foi um dos mais equilibrados da noite do evento. Empolgando a torcida com show de equilíbrio entre as habilidades, foram cinco rounds no total de extrema movimentação entre as esportistas. Mas a versatilidade em variar os estilos de luta é o que torna a lutadora de Hebei como destaque no mundo. Afinal, seu cartel atualmente é de apenas três derrotas em 27 confrontos.

Quer saber mais sobre a trajetória de Zhang Weili no UFC? Então acompanhe a leitura do artigo para ver seu perfil e estatísticas. Além disso, aproveite para ver quanto a atleta recebe por cada luta.

A carreira de Zhang Weili

Zhang Weili é a primeira lutadora chinesa a se tornar campeã do UFC. Atuando na categoria de peso-palha, a atleta é faixa roxa em jiu-jitsu brasileiro, além de contar com uma equipe técnica com Xuejun Cai e Pedro Jordão. Estreando na competição em 2018, na 228ª edição do torneio, a esportista logo chamou a atenção ao vencer a norte-americana Danielle Taylor por decisão unânime. 

A conquista do título aconteceu no duelo contra a brasileira Jéssica Andrade realizado em 2019. Vencendo também o prêmio de performance da noite, a chinesa realizou um nocaute técnico aos 42 segundos do primeiro assalto.

Após isso, foram duas defesas pela taça, com a primeira contra a ex-campeã Joanna Jędrzejczyk em luta intensa de cinco rounds e decisão dividida. Na segunda vez, a chinesa perdeu para Rose Namajunas, que recebeu um nocaute por um chute alto logo nos primeiros rounds.

Depois da derrota e de passar por mudanças no visual, Zhang Wheili voltou a levantar taça ao finalizar Carla Esparza na edição 281. 

Em suas estatísticas gerais, são 27 duelos e 24 vitórias, com 11 por nocaute, oito por finalizações e cinco por decisões dos juízes. A atleta de Hebei só foi nocauteada uma vez em toda sua carreira.

Salário da atleta

Atualmente, a atleta Zhang Weili é a mais bem paga da UFC. Para melhor noção, na edição 292 do torneio a chinesa faturou mais de 2,5 milhões de reais. A lutadora deixou o evento com o maior salário entre os 24 atletas que entraram em ação. Foram 520 mil dólares pela defesa de seu título e mais 50 mil dólares extras por conquistar o bônus de performance da noite.

Vale destacar que os valores não incluem patrocínios e bônus complementares. Ou seja, o resultado final pode ser ainda maior para a esportista, que atualmente faz história na liga.

Na edição 300, última da qual Zhang Weili participou, foram 2,2 milhões de dólares, sendo o terceiro maior valor do evento, que teve Poatan e Justin Gaethje com os maiores prêmios.