Início » Lutas » UFC » Virna Jandiroba, mas pode chamar de Carcará

Virna Jandiroba, mas pode chamar de Carcará

Publicado em:

Última atualização:

Virna “Carcará” Jandiroba é uma lutadora brasileira de MMA, conhecida por suas habilidades no jiu-jitsu e sua presença marcante na divisão peso palha feminino do UFC. 

Nascida em Serrinha, Bahia, Virna Jandiroba começou sua trajetória nas artes marciais desde cedo. Ao longo dos anos, ela se transformou em uma das lutadoras mais respeitadas do MMA feminino no Brasil.

Carcará fez sua estreia profissional no MMA em junho de 2013, quando derrotou Suiane Teixeira por finalização. O grande salto da carreira de Virna Jandiroba aconteceu quando a brasileira assinou com o Invicta FC, uma das principais organizações de MMA feminino do mundo. 

Assim sendo, em dezembro de 2017, ela fez sua estreia no Invicta FC 26 ao derrotar Amy Montenegro por finalização com uma chave de braço no primeiro round. 

Além disso, em março de 2018, Jandiroba conquistou o título peso palha do Invicta FC ao vencer Mizuki Inoue por decisão dividida em uma luta acirrada. 

Ainda, ela defendeu seu título em setembro do mesmo ano, derrotando Janaisa Morandin por finalização com um estrangulamento no segundo round. 

Transição de Carcará para o UFC

A estreia de Jandiroba no UFC ocorreu em 27 de abril de 2019, contra a ex-campeã peso palha Carla Esparza. 

Apesar de perder por decisão unânime, Jandiroba não se deixou abater. A baiana conseguiu alavancar uma série de vitórias que trouxeram moral e sucesso para sua carreira:

  • Vitória sobre Mallory Martin: em dezembro de 2019, Jandiroba finalizou Martin com um estrangulamento pelas costas no segundo round.
  • Vitória sobre Felice Herrig: em agosto de 2020, Carcará derrotou Herrig por finalização com uma chave de braço no primeiro round. Ela também ganhou o prêmio de desempenho da noite.
  • Vitória sobre Kanako Murata: em junho de 2021, Jandiroba venceu Murata por nocaute técnico por conta de uma lesão no braço de Kanako Murata no segundo round.
  • Vitória sobre Mackenzie Dern: em dezembro de 2020, Virna Jandiroba venceu Dern por decisão unânime, uma vitória importantíssima contra uma lutadora muito respeitada.

Além disso, em 2023, Jandiroba conquistou uma vitória sobre Marina Rodriguez por decisão unânime. Ainda, em março de 2024, venceu Loopy Godinez também por decisão unânime.

Estatísticas de Virna Jandiroba

Jandiroba é conhecida por seu estilo de luta focado em finalizações utilizando o jiu-jitsu. Afinal, 13 de suas 20 vitórias profissionais acabaram sendo por finalização. 

Além disso, as habilidades de Carcará no grappling são de alto nível, e a brasileira busca levar suas adversárias ao chão para trabalhar suas finalizações. 

As estatísticas de Virna Jandiroba mostram uma precisão de golpes significativos de 39%, com uma média de 2.30 golpes significativos aterrissados por minuto e absorve 2.96 golpes por minuto. 

Ela também tem uma média de 2.36 quedas e 1.25 finalizações por 15 minutos de luta.

Próxima luta de Virna Jandiroba no UFC

A próxima luta de Virna Jandiroba está programada para acontecer contra Amanda Lemos, ou seja, será um duelo de brasileiras no octógono do UFC. O duelo entre Carcará e Amanda Lemos acontecerá no dia 20 de julho de 2024 e será válido pelo UFC on ESPN 60.