Início » Lutas » UFC » UFC: histórico e estatísticas de Umar Nurmagomedov

UFC: histórico e estatísticas de Umar Nurmagomedov

Publicado em:

Última atualização:

Atualmente em 10º lugar no ranking do peso-galo do Ultimate Fighting Championship, o famoso UFC, o russo Umar Nurmagomedov tem um longo histórico de lutas. Como o sobrenome denuncia, o lutador é primo de Khabib Nurmagomedov, um dos nomes mais famosos da luta na Rússia atualmente, e uma das estrelas recentes do UFC. 

Assim como seu primo, Umar também realiza seus treinos com o lendário ex-lutador russo Abdulmanap Nurmagomedov, pai de Khabib. E, assim, a família vem construindo uma sólida carreira de vitórias no mundo das artes marciais mistas. 

Umar começou sua carreira no MMA profissionalmente em 2016, quando tinha apenas 20 anos. Sua primeira luta, em dezembro daquele ano, foi contra seu compatriota Rishat Kharisov, que perdeu o combate por submissão. Este, inclusive, é o meio favorito de Umar Nurmagomedov de terminar uma luta. 

De lá para cá, Umar nunca soube o que é sair do ringue ou do octógono derrotado. Ao longo desses oito anos de luta profissional, o russo simplesmente conquistou um cartel perfeito, chegando invicto em 2024. No meio do caminho, ele ainda conquistou dois cinturões da categoria peso-mosca. O primeiro, em abril de 2019, foi ganho no Battle on Volga 10: Nurmagomedov vs. Lima. Na ocasião, o russo venceu o brasileiro Wagner Lima em uma decisão unânime dos juízes.

Em seguida, veio o segundo cinturão, também em 2019, mas agora a conquista foi no GFC 20: Gorilla Fighting 20. Dessa vez, Nurmagomedov enfrentou o argentino Braian Gonzalez, vencendo por submissão ainda no primeiro round.

A chegada ao UFC

Após uma pausa forçada na carreira devido à pandemia de Covid-19, em 2021, Umar Nurmagomedov voltou às lutas, estreando na maior franquia de MMA do mundo. Seu primeiro desafio na marca foi em janeiro daquele ano, no UFC Fight Night: Chiesa vs. Magny. Mostrando que estava disposto a fazer história no Ultimate, derrotou Sergey Morozov por submissão no segundo round.

Uma das lutas mais marcantes de Umar no UFC aconteceu em 2023. Na ocasião, o russo derrotou o brasileiro Raoni Barcelos no UFC Fight Night: Strickland vs. Imavov. O triunfo veio com um nocaute quase no fim do primeiro round, com esta sendo a segunda vitória do lutador por nocaute em sua carreira profissional.

Desde sua estreia na franquia, Umar entrou no octógono cinco vezes. A luta mais recente ocorreu em março de 2024, quando o russo venceu o cazaque Bekzat Almakhan por decisão unânime. O próximo duelo dele já tem data marcada. Umar Nurmagomedov enfrentará o striker norte-americano Cory Sandhagen no dia 3 de agosto, na arena de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Números e estatísticas de Umar Nurmagomedov

Umar Nurmagomedov tem 1,73 m de altura e pesa 61 quilos. O russo, nascido na cidade de Kizilyurt, tem um cartel invejável de 17-0-0, ou seja, são 17 vitórias e nenhuma derrota, e, muito menos, luta sem resultado ou empate. Destas, sete conquistas foram por submissão e o russo também ganhou cinco confrontos ainda no primeiro round.

Dos 316 golpes significativos desferidos por Umar, ele conectou 221, o que dá uma média de 4,75 golpes por minuto. Mas um dado impressionante é que o russo tem um registro de 100% de defesa de quedas, ou seja, nenhum lutador conseguiu levar Umar Nurmagomedov para o chão. A maioria dos golpes conectados foi aplicado com o adversário no solo (120 deles) e também na cabeça (167).