Tatiana Suarez é uma das principais lutadoras americanas no UFC feminino. Ela faz parte da equipe Millennia MMA e possui diversas lutas em seu cartel. Além disso, venceu o reality show The Ultimate Fighter. A seguir, confira suas estatísticas e trajetória.
Qual foi a trajetória de Tatiana Suarez nas lutas?
Suarez lutou desde muito cedo, antes dos seus quatro anos de idade, ela se inspirou em seu irmão mais velho para começar. Inicialmente, Suarez competia com o sobrenome do padrasto, Padilla.
Em 2007, ficou em segundo lugar no Campeonato Mundial Júnior e foi nomeada Wrestler Nacional do Ensino Médio do Ano pela ASICs. Em 2008, ganhou ouro no Campeonato Pan-Americano e bronze no Campeonato Mundial Júnior. Além disso, levou o bronze no Campeonato Mundial do mesmo ano.
Com isso, ela foi nomeada a Wrestler Nacional do Ensino Médio do Ano. Em 2009, ela ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial. Já em 2010, ganhou a prata na Copa do Mundo e o bronze no Campeonato Mundial. Além disso, Tatiana Suarez foi classificada como a melhor lutadora de estilo livre dos EUA na categoria 55 kg.
Enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, Suarez sofreu uma lesão no pescoço que interrompeu suas aspirações olímpicas. Exames revelaram um disco incômodo no pescoço e um tumor canceroso na tireoide. Após tratamento bem-sucedido, ela começou a treinar novamente, praticando jiu-jitsu brasileiro, o que a levou ao MMA.
Começo no MMA
Tatiana Suarez começou a treinar MMA em 2013. Porém, por conta do seu impressionante histórico de luta livre, teve dificuldades em encontrar uma oponente para sua primeira disputa. Ela estreou como amadora em fevereiro de 2014. Tatiana acabou derrotando Elizabeth Rodriguez por nocaute técnico no primeiro round.
Suarez fez sua estreia profissional no MMA em julho de 2014, na promoção Gladiator Challenge, derrotando Tyra Parker por decisão unânime. Em abril de 2015, retornou e venceu Carolina Alvarez por chave de braço no primeiro round.
Sua última aparição na promoção foi em agosto de 2015, derrotando Arline Coban por nocaute técnico. Isso lhe rendeu o campeonato da Gladiator Challenge na série do Campeonato Estadual da Califórnia.
Depois disso, Tatiana Suarez participou do reality show The Ultimate Fighter 23. Sua performance dominante a tornou a primeira escolha da treinadora Cláudia Gadelha. Nas quartas de final, enfrentou a primeira escolha de Joanna Jędrzejczyk e a veterana do Invicta FC, JJ Aldrich. Com sua performance, ela avançou para final ao vivo e foi contratada pelo UFC.
Ultimate Fighting Championship
Tatiana começou a lutar oficialmente pela organização em 2017. Seus embates mais recentes foram em 2023. Ela teria uma luta em 2024, porém precisou se retirar por conta de uma lesão. Seu último combate em 2023 ocorreu no dia 5 de agosto daquele ano, no qual Suarez saiu vitoriosa.
Quais são as estatísticas de Tatiana Suarez?
Até o momento, a lutadora tem um cartel invicto. Ela conta com dez vitórias e nenhuma derrota. Aliás, 50% de suas vitórias são por finalizações, 20% por nocaute e 30% por decisão de juízes.
Tatiana Suarez não tem nenhuma luta agendada para os próximos meses.