Início » Lutas » UFC » UFC: história, perfil e estatísticas de Tai “Bam Bam” Tuivasa

UFC: história, perfil e estatísticas de Tai “Bam Bam” Tuivasa

Publicado em:

Última atualização:

A origem australiana e o apelido de Bam Bam podem fazer com que o peso-pesado Tai Tuivasa passe despercebido aos olhos de quem não acompanha o mundo das artes marciais mistas de perto. No entanto, o Ultimate Fighting Championship não deixou o lutador escapar e, desde 2017, o striker faz parte do elenco da franquia de MMA.

Tai Tuivasa estreou no Ultimate fazendo parte do card preliminar do UFC Fight Night: Werdum vs. Tybura, ocorrido no Qudos Bank Arena, em Sydney, na Austrália. Já em sua primeira luta, Bam Bam mostrou que, de “infantil”, apenas o apelido. Tai derrotou Rashad Coulter com facilidade, nocauteando o norte-americano ainda no primeiro round. 

Faltando menos de 30 segundos para o fim do assalto, Tai Tuivasa encaixou uma joelhada voadora em Coulson, que caiu beijando a lona. Rashad ainda quis seguir na luta, mas o juiz separou os dois, finalizando o combate e dando a vitória para o australiano. 

No entanto, a história de Tuivasa no MMA começa bem antes. O australiano começou a treinar quando tinha apenas 17 anos, mesmo ano em que realizou sua primeira luta amadora. Dois anos depois, em 2012, ele fez sua primeira luta profissional, vencendo Simon Osborne em apenas 20 segundos. O próprio atleta revelou ao site do UFC que passou a se dedicar ao MMA de forma profissional para não “ter problemas” lutando em outros locais.

A carreira no UFC

Tai Tuivasa chegou ao UFC com um cartel invicto de sete vitórias. Após a impressionante estreia contra Rashad Coulter, ele manteve sua invencibilidade até 2018, quando seu caminho cruzou com o do brasileiro Junior Cigano. Os dois protagonizaram a luta principal daquele UFC Fight Night do dia 1º de dezembro.

Cigano dominou o primeiro round por completo, sem dar chances para o australiano crescer no octógono. O brasileiro criou mais oportunidades de finalização ao desferir mais golpes significativos. No round seguinte, Junior Cigano voltou com foco total na cabeça de Tuivasa. 

Assim, na metade do segundo assalto, Tai caiu desnorteado após ser atingido por um soco do ex-dono do cinturão dos pesos-pesados. A partir de então, o australiano se viu como passageiro da agonia diante do intenso ataque de Junior Cigano. O juiz separou os dois e declarou a vitória do brasileiro por nocaute. 

Duas derrotas se seguiram a essa no cartel de Tai, mas em 2020, Bam Bam voltou a ganhar no Ultimate. Em seguida, o lutador emplacou uma série de vitórias por nocaute. No entanto, em 2022, ele voltou a perder no Ultimate e, atualmente, está em uma sequência de quatro derrotas, sendo a mais recente em março de 2024 para o polonês Marcin Tybura.

Perfil e estatísticas de Tai Tuivasa

A luta de Tai Tuivasa mistura elementos do strike com a luta de rua. Ou seja, como a potência do australiano está em suas mãos, ele sempre dá preferência à luta em pé, e o fato de ser canhoto também é um ponto a seu favor na trocação. Com 31 anos, Bam Bam tem 1,88 m de altura e pesa 120 quilos. Atualmente, o australiano é o número 10 do ranking dos pesos-pesados do UFC.

Veja a seguir as estatísticas completas:

Idade: 31 anos
Altura: 1,88 m
Peso: 120 kg
Alcance: 1,91 m
Cartel:  15-7-0 (V-D-E)
Vitórias por nocaute: 14
Golpes significativos desferidos: 804
Golpes significativos conectados: 399
Taxa de efetividade: 50% |  3,96 golpes sig. conectados por minuto
Golpes por posição:  281 em pé |  104 no clinch |  14 no solo
Golpes por área:  238 na cabeça |  70 no corpo |  91 nas pernas