Início » Lutas » UFC » Baby Shark: conheça Tabatha Ricci, a lutadora brasileira de sucesso no UFC

Baby Shark: conheça Tabatha Ricci, a lutadora brasileira de sucesso no UFC

Publicado em:

Última atualização:

No mundo das artes marciais, a brasileira Tabatha Ricci é conhecida como “Baby Shark”. É pequena no tamanho, mas o seu talento, força e a determinação no octógono são gigantes. A atleta nunca brigou pelo cinturão peso-palha, mas isso não a impede de continuar batalhando até o topo do UFC.

Tabatha é a atual número 11 no ranking do peso-palha feminino.

Carreira de Tabatha Ricci

De fato, as artes marciais estão no DNA de Tabatha. O pai, Carlos Salto, era judoca, e por isso fez questão de apresentar o mundo da luta para a filha. A garota começou a praticar judô aos seis anos. Passou para o muay thai e, aos 17, entrou para o jiu-jitsu brasileiro. Conseguiu a faixa preta em todas as modalidades, provando ser uma aluna exemplar.

No jiu-jitsu, a atleta ganhou dois títulos mundiais, sendo um no Brasil e outro na Califórnia. Quando viajou para o Japão, a paulista venceu seis das sete lutas em campeonatos de artes marciais.

Tabatha diz, em entrevista ao UFC, que a sua primeira luta de MMA foi aos 18 anos. A jovem se formou em Educação Física e passou a dar aulas de judô e a trabalhar como instrutora de jiu-jitsu em Ventura, nos Estados Unidos.

Profissional desde 2013, a brasileira fez a sua primeira luta em dezembro. Ademais, em 2021, assinou com o Ultimate Fighting Championship, a maior organização de MMA do mundo.

Em seu perfil no site oficial do UFC, Tabatha diz que não tem uma técnica favorita, porém o seu golpe predileto é o gancho de direita.

Quantas lutas a brasileira tem?

O cartel de Tabatha Ricci contabiliza 12 lutas em toda a carreira, sendo 10 vitórias e duas derrotas. Um triunfo foi por nocaute, três em finalização e dois no primeiro round. Ademais, fez sete confrontos no UFC e os outros cinco em diferentes competições, como a LFA.

A brasileira enfrentou a compatriota Danielle Cunha em sua primeira luta profissional, em 07 de dezembro de 2013, de acordo com as estatísticas do site Tapology. Saiu, inclusive, do octógono com a vitória depois de aplicar a finalização.

Já no UFC, Tabatha estreou em 05 de junho de 2021, com derrota para Manon Fiorot em nocaute.

Apesar da pressão em buscar o cinturão, Tabatha garante estar tranquila. Primeiramente, a atleta assegurou que buscará mais tempo e experiência no octógono para, depois, ir para cima das adversárias.

Todas as lutas de Tabatha Ricci no UFC:

  • DERROTA – Fiorot x Ricci – 05/06/21;
  • VITÓRIA – Ricci x Oliveira – 23/10/21;
  • VITÓRIA – Viana x Ricci – 21/05/22;
  • VITÓRIA – Penne x Ricci – 05/03/23;
  • VITÓRIA – Ricci x Robertson – 24/06/23;
  • DERROTA – Ricci x Godinez – 12/11/23;
  • VITÓRIA – Ricci x Pennington – 11/05/23.

Atual ranking do peso-palha feminino

O cinturão do peso-palha feminino pertence à Zhang Weili.

A chinesa conquistou o título em agosto de 2019, contra a brasileira Jessica Andrade. Primeiramente, venceu Joanna Jedrzejczyk em sua primeira defesa do cinturão, mas, em 2021, perdeu a liderança para Rose Namajunas.

Zhang só conseguiu retomar o posto em novembro de 2022, ao bater Carla Esparza. Desde então, a chinesa se mantém como a campeã.

Confira, então, o ranking atual dos palhas:

Campeã: Zhang Weili
1) Tatiana Suarez
2) Yan Xiaonan
3) Amanda Lemos
4) Jéssica Andrade
5) Virna Jandiroba
6) Marina Rodriguez
7) Mackenzie Dern
8) Amanda Ribas
9) Angela Hill
10) Loopy Godinez
11) Tabatha Ricci
12) Luana Pinheiro
13) Gillian Robertson
14) Iasmin Lucindo
15) Michelle Waterson-Gomez