Início » Lutas » UFC » UFC: conheça Raquel Pennington, atual campeã do peso-galo feminino

UFC: conheça Raquel Pennington, atual campeã do peso-galo feminino

Publicado em:

Última atualização:

A norte-americana Raquel Pennington é a atual campeã do peso-galo do Ultimate Fighting Championship. A lutadora, que também é a número 6 no ranking peso por peso do UFC, conquistou o cinturão após derrotar a brasileira Mayra Bueno Silva por decisão unânime em janeiro de 2024. 

Raquel “Rocky” Pennington estreou profissionalmente no mundo das artes marciais mistas em março de 2012. Na época, ela derrotou ninguém menos que Kim Couture, ex-esposa de outra lenda do MMA e do UFC, o lutador Randy Couture. A vitória veio por nocaute e, logo no segundo round, em um evento chamado MFP: Vengeance.

Ainda em 2012, Raquel enfrentou um grande desafio chamado Cat Zingano durante o Invicta FC 3: Penne vs. Sugiyama. Em uma luta emocionante, Zingano levou a melhor, derrotando a norte-americana por submissão, também no segundo round. 

A trajetória no UFC

Não demorou muito para que Raquel chamasse a atenção de Dana White. Assim, em 2013, ela estreou no UFC após participar do The Ultimate Fighter (TUF), um reality show de combate que visava dar espaço para os novos talentos do MMA. Enquanto na semifinal a norte-americana perdeu para Jessica Rakiczy, na final, Rocky venceu Roxanne Modafferi por decisão unânime dos juízes. 

Desde então, já foram quase 20 lutas na franquia, enfrentando grandes nomes do UFC tais como Holly Holm, Bethe Correia, Miesha Tate e Jessica Andrade. Em maio de 2018, Raquel Pennington fez sua primeira disputa de cinturão

Mas, para se tornar campeã, ela precisaria derrotar a leoa brasileira, Amanda Nunes. O confronto entre as duas foi bastante equilibrado, mas na metade do quinto e último round, Amanda Nunes encaixou um golpe e venceu Pennington por nocaute.

A partir dessa derrota, Rocky foi galgando seu retorno ao topo do ranking a fim de conquistar uma nova chance de disputar o título de dona do cinturão do peso-galo feminino. Em janeiro de 2024, a oportunidade veio, novamente contra uma brasileira: Mayra Bueno. A luta também foi equilibrada, mas Raquel mostrava mais presença e poder de ataque. Assim, ao final do quinto round, Pennington tornou-se campeã por decisão unânime.

Números de Raquel Pennington

Oriunda do time Altitude MMA, Raquel Pennington, de 35 anos, pesa 61 quilos e tem 1,70 m de altura. Ela possui um cartel de 16-9-0, ou seja, 16 vitórias, nove derrotas e nenhuma luta finalizada sem resultado ou empate. Sua maior sequência de conquistas foram seis êxitos em sequência. 

Ao longo de sua carreira, Pennington venceu uma vez por nocaute e quatro por submissão: uma por mata-leão, duas por guilhotina e outra por bulldog choke ou gravata de porteiro. Dos 2.109 golpes que ela desferiu, 1.101 atingiram sua oponente — uma precisão de 52% e uma média de 4,14 golpes conectados por minuto.

A maioria dos golpes que Rocky aplicou foram em pé ou no clinch, 646 e 354 socos ou joelhadas, respectivamente. Além disso, ela desferiu mais da metade deles na cabeça da oponente.

Em entrevista ao site do UFC, Raquel Pennington explicou a origem do seu apelido Rocky, que em inglês significa “pedra”: “[O nome] veio do Ensino Médio. As pessoas não conseguiam pronunciar meu nome e sempre me chamavam de Rock-quel. Então, o nome foi encurtado para Rock, depois, ao longo dos anos, Rocky.”