Início » Lutas » UFC » Conheça a história de Randy Couture, lenda americana no MMA

Conheça a história de Randy Couture, lenda americana no MMA

Publicado em:

Última atualização:

O fã de MMA viu diversos lutadores alcançarem o histórico feito de se tornarem campeões em diferentes categorias – algumas vezes até ao mesmo tempo. No entanto, o primeiro homem a alcançar tal feito foi o americano Randy Couture, numa época em que isso era considerado praticamente impossível não só no UFC, mas no MMA em si. Vamos conhecer a história do lendário lutador?

Randy Couture: história e início da carreira

Nascido na cidade de Everett, em Washington (EUA), Randy Couture esteve ligado ao mundo das lutas desde muito cedo. Mas muito antes de pensar no MMA, o lutador fez história no wrestling e deixou seu nome na modalidade americana.

Sua trajetória começou na Lynnwood High School, onde conquistou o título estadual antes de embarcar um serviço de período militar durante seis anos. Após o fim de suas atividades, Randy Couture começou a se dedicar a sua carreira profissional no wrestling. Primeiro, ele acabou sendo reserva do time americano nas Olimpíadas de 1988, 1992 e 1996. Em 2000, ele foi semifinalista na seletiva olímpica em sua última tentativa de representar o país. Mesmo assim, ele foi tricampeão de wrestling da Divisão 1 da NCAA durante seu período universitário.

Início no MMA, chegada ao UFC e primeiros reinados como campeão

Randy Couture fez sua estreia no MMA no UFC 13, em 1997, quando venceu duas lutas na mesma noite para vencer o torneio peso pesado. Na luta seguinte, no UFC 15, derrotou o brasileiro Vitor Belfort e se consagrou como próximo desafiante da divisão. Em uma vitória por decisão majoritária, ele conquistou seu primeiro cinturão com apenas quatro lutas profissionais, derrotando Maurice Smith no Japão.

O lutador teve problemas contratuais com o UFC e deixou a organização no ano de 2000, fazendo quatro lutas no Japão. Seu retorno ao Ultimate só aconteceu em 2003 contra Kevin Randleman, quando reconquistou o cinturão. Randy defendeu o título em duas oportunidades contra Pedro Rizzo, mas acabou perdendo para Josh Barnett, que o derrotou por nocaute técnico. No entanto, Barnett acabou perdendo o título após testar positivo para doping. Couture teve a chance de reconquistar o cinturão, mas foi nocauteado por Ricco Rodriguez.

Após a derrota para Rodriguez, Couture decidiu descer de categoria para lutar na divisão dos meio-pesados. Em sua primeira luta na nova casa, bateu Chuck Liddell por nocaute técnico e conquistou o cinturão interino. Na luta seguinte, venceu Tito Ortiz e conquistou o título linear. No entanto, logo em sua primeira defesa de cinturão, Randy perdeu o título para Vitor Belfort por conta de uma lesão no olho. Na revanche, o “The Natural” teve uma performance de gala contra o “Fenômeno”, venceu por decisão unânime e reconquistou o cinturão.

Seu terceiro e último reino chegaria ao fim de forma definitiva na categoria de 93kg na trilogia com Chuck Liddell, onde acabou sendo nocauteado. Os dois voltaram a se enfrentar pela quarta e última vez, mas o resultado se repetiu com um mais um nocaute do “Iceman”.

Retorno para a divisão dos pesados, nova conquista de cinturão e aposentadoria

Após a segunda derrota consecutiva para Chuck Liddell e três reinados na categoria, Randy Couture decidiu mudar de divisão no MMA. Ele voltou para o peso pesado e desafiou imediatamente Tim Sylvia pelo cinturão. Com uma grande atuação, o veterano conquistou o título por decisão unânime dos juízes e iniciou seu terceiro reinado como campeão no peso pesado.

Sua primeira defesa de cinturão foi contra o embalado brasileiro Gabriel Gonzaga, onde venceu por nocaute técnico no terceiro round. Na luta seguinte, foi a vez de enfrentar a bola da vez da divisão: Brock Lesnar, que aterrorizava todo mundo com uma carreira meteórica. Com um nocaute brutal, o jovem lutador se tornou o novo campeão da divisão contra Randy.

Após sua última luta como campeão, Randy Couture retornou ao octógono em mais cinco oportunidades, alternando entre as categorias do meio-pesado e do peso pesado. Primeiro, ele foi derrotado pelo brasileiro Rodrigo Minotauro por decisão na unânime em um combate que foi eleito a melhor luta de 2009. Depois, venceu em sequência Brandon Vera, Mark Coleman e James Toney. Em sua última luta no MMA, ele enfrentou o ex-campeão Lyoto Machida nos meio-pesados, mas acabou brutalmente nocauteado. Assim, sua carreira chegou ao fim aos 48 anos com um cartel de 19 vitórias e 11 derrotas.