O esporte em geral é palco para diferentes pessoas com diferentes origens, e no UFC isso não é exceção. Ao mesmo tempo em que temos vários atletas vindos de Estados Unidos, Brasil e outros países da parte ocidental do globo, também temos nomes que são originados do outro lado do planeta. Esse é o caso de Rafael Fiziev, lutador que entrou em 2015 na modalidade e é um dos grandes nomes da categoria de peso-leve nos últimos tempos.
Leia o texto a seguir para descobrir mais sobre Rafael e o seu começo nas artes marciais. Além disso, confira qual é o recorde do atleta em duelos de MMA.
O início de Rafael Fiziev nas artes marciais
Rafael Fiziev nasceu na vila de Kordey, localizada no Cazaquistão, em 1993. Ele é filho de um pai do Azerbaijão e de uma mãe russa.
Quando criança, aliás, ajudava o pai no pastoreio de vacas e também de touros dentro da sua vila. Aos 11, se mudou para Bishkek, capital do Quirguistão, com a finalidade de ingressar na vida escolar.
E isso está diretamente ligado a sua trajetória nas artes marciais. Fiziev, durante seu período na escola, sofria bullying, o que fez com que recorresse ao Muay Thai para poder revidar naqueles que o batiam. Dessa forma, com o passar do tempo, também procurou outros estilos de luta, como boxe tailandês e Jiu-Jitsu. Isso acabou o levando, inicialmente, a fazer parte da academia de polícia local, igual o seu pai. Todavia, após se frustrar com a profissão, mudou para a Tailândia para melhorar suas habilidades e entrar no MMA.
Sua primeira partida na modalidade foi em 2015, quando tinha 22 anos, ao vencer Sam Bastin no W.I.N FC, torneio realizado na China.
Entrada no UFC
Segundo Rafael, caso ele não tivesse conseguido o convite do UFC em cinco anos após que partiu do seu país, voltaria à academia de polícia. Felizmente para o lutador do Azerbaijão, ele só precisou de quatro.
Sua estreia no Ultimate Fighting Championship aconteceu em 2019 contra o russo Magomed Mustafaev. Na ocasião, acabou perdendo o duelo por nocaute técnico. Todavia, seria apenas uma das poucas ocasiões que seria derrotado em sua carreira.
Com um estilo de luta que é baseado no próprio Muay Thai, Fiziev iria colecionar seis vitórias seguidas na categoria durante quatro anos. Não conseguiu um cinturão ainda, porém, suas performances são bem interessantes de acompanhar.
Recordes de Rafael Fiziev
Ao todo, Rafael Fiziev participou de 15 duelos de MMA ao longo de sua carreira. Seu recorde pessoal é de 12 vitórias e apenas três derrotas. Todas elas, aliás, aconteceram no UFC.
Além de Mustafaev, ele também perdeu para o americano Justin Gaethje e para o polonês Mateusz Gamrot, ambas em 2023. O revés para Gamrot, no entanto, aconteceu por conta de uma lesão sofrida no joelho por parte de Fiziev, que teve de se retirar da luta.
Dessa forma, ele não vive um grande momento no UFC. Mesmo assim, está na oitava colocação no ranking dos pesos-leves.