Início » Lutas » UFC » A trajetória de Rafael dos Anjos no UFC

A trajetória de Rafael dos Anjos no UFC

Publicado em:

Última atualização:

Sendo o primeiro lutador brasileiro campeão da categoria do peso leve, a trajetória de Rafael dos Anjos no UFC o coloca como um dos grandes cascas grossas da modalidade. Embora tenha anunciado o fim da carreira na disputa em que atingiu sua maior glória, o atleta não pretende parar de ir para o octógono, e agora luta na divisão dos meio-médios.

Vencendo nomes de destaque da sua geração, como Donald Cerrone, Nate Diaz, Benson Henderson, Anthony Pettis e Robbie Lawler, o faixa preta em jiu-jitsu tem como alvo dois nomes para seus próximos confrontos. São eles: Stephen Thompson e Kevin Holland. O motivo da escolha é o fato de ambos os esportistas estarem no ranking 15 e sem compromissos marcados.

Quer saber mais sobre a carreira de Rafael dos Anjos no UFC? Então acompanhe a leitura do artigo para ver o perfil, estatísticas e cartel do carioca.

A carreira de Rafael dos Anjos no UFC

Participando de lutas desde 2004, a carreira de Rafael dos Anjos no UFC começa na edição 91. Na ocasião, perdeu por nocaute técnico contra o contender Jeremy Stephens no terceiro round. Sua primeira vitória aconteceu no evento 103, que ocorreu em 19 de setembro de 2009. 

Esperando enfrentar Matt Wiman, o norte-americano precisou ser substituído por Rob Emerson às pressas devido a uma lesão do lutador. Ainda assim, isso não foi problema para o brasileiro ter seu primeiro saldo positivo na liga. Em seguida, seu crescimento no torneio foi notório, ganhando a finalização da noite no 112º contra Terry Etim e nocauteando de George Sotiropoulos na 132ª.

Em 2015, a trajetória de Rafael dos Anjos no UFC atingiu seu auge. Isso porque, após ter uma sequência de cinco vitórias seguidas e conviver com algumas derrotas que o colocavam como inconstante na liga, conseguiu desafiar o americano Anthony Pettis valendo o cinturão da categoria de peso-pena.

É no UFC 185, que acontece em Dallas, que o brasileiro venceu por decisão unânime (triplo 50-45) e se sagrou o primeiro lutador do país a levantar o título na sua divisão. Vale destacar ainda que o esportista ganhou o prêmio de Performance da Noite.

Rafael dos Anjos defendeu por duas vezes o cinturão antes de perder para o ex-campeão Eddie Alvarez. A luta aconteceu no dia 7 de julho de 2016. A disputa acabou aos 3min49s após uma blitz devastadora contra o lutador brasileiro de Niterói. O árbitro Herb Dean preservou a integridade física do atleta do Kings MMA e decidiu parar a luta.

No cartel de Rafael dos Anjos no UFC, suas estatísticas estão com 32 vitórias contra 14 derrotas, tendo cinco finalizações por nocaute, 10 por finalização e 16 por decisão dos jurados.

Mudança para meio-médios

A mudança de Rafael dos Anjos no UFC para os meio-médios aconteceu em 2017, na edição de o Holm vs. Correia. O brasileiro enfrentou o lutador belga Tarec Saffiedine e venceu por decisão unânime. Até aqui, são três vitórias para o carioca na categoria, sendo elas contra Neil Magny e Robbie Lawler. 

Vale destacar que sua única derrota até aqui foi no evento 225, no qual perdeu para Colby Covington na disputa pelo cinturão interino. A derrota veio por decisão unânime dos jurados.