Pannie Kianzad é uma das lutadoras de peso-galo feminino mais importantes atualmente. Ela é sueca, porém nasceu no Irã. Antes de se juntar ao UFC, ela também participou do Invicta FC e no Cage Warriors. A seguir, conheça a trajetória completa e as estatísticas até agora em sua carreira de lutas.
Qual foi a trajetória de Pannie Kianzad?
Kianzad começou sua carreira nas artes marciais no boxe aos 14 anos e competiu em cerca de 30 lutas amadoras. Em 2010, ela participou do Campeonato Nacional Sueco de Shootfighting e ficou em segundo lugar. Ela acabou conquistando a medalha de prata após perder para Lina Länsberg na final.
No ano seguinte, aos 19 anos, tornou-se Campeã Sueca de Shootfighting ao derrotar Genesini Serena por finalização no segundo round. Após se tornar profissional no MMA, ela vingou sua derrota contra Lina Länsberg em sua terceira luta. Kianzad acumulou cinco vitórias consecutivas em organizações menores antes de ser contratada pelo Cage Warriors.
Durante esse período, ela passou do time Kaisho em Helsingborg, Suécia, para o Rumble Sports em Copenhague, Dinamarca. Desde 2016, Kianzad treina com a equipe no mesmo local.
Carreira no Cage Warriors
Ela estreou contra Megan van Houtum em 22 de agosto de 2014, no Cage Warriors 71. Pannie venceu a luta por nocaute técnico no terceiro round.
Kianzad iria enfrentar Agnieszka Niedzwiedz pelo título vago dos pesos galos em 15 de novembro de 2014, no Cage Warriors 74. Porém, Niedzwiedz teve que se retirar devido a uma lesão, então a sueca teve de lutar contra a finlandesa Eeva Siiskonen. Após cinco rounds, Kianzad derrotou Siiskonen por decisão unânime, tornando-se a campeã feminina dos pesos-galos do Cage Warriors.
Começo no UFC
A lutadora só foi contratada para o UFC oficialmente no ano de 2019. Antes disso, ela participou do reality show The Ultimate Fighter. Em sua primeira luta oficial, Kianzad substituiu Melissa Gatto em uma disputa de última hora contra Júlia Ávila em 6 de julho de 2019, durante o UFC 239, mas ela perdeu por decisão unânime.
Kianzad estava programada para enfrentar Bethe Correia em 9 de maio de 2020, no UFC 249, porém, o evento foi adiado. A luta ocorreu em 26 de julho de 2020, no UFC on ESPN 14. Pannie Kianzad venceu por decisão unânime, entrando no ranking do UFC pela primeira vez na 13ª posição.
Sua disputa mais recente foi em março de 2024. Ela enfrentou Macy Chiasson em uma revanche em 16 de março de 2024, no UFC Fight Night 239, perdendo por finalização no primeiro round.
Quais são as estatísticas da lutadora até agora?
A lutadora conta com16 vitórias e oito derrotas até agora em seu cartel. Dentre essas vitórias, 81% foi por decisão dos juízes e 19% foi por nocaute técnico. Sua equipe atualmente é a Arte Suave Copenhagen.
Vale notar que a lutadora vai voltar aos ringues em agosto de 2024 contra Karol Rosa no evento UFC Fight Night 242.