Início » Lutas » UFC » Por dentro do combate: saiba onde assistir UFC

Por dentro do combate: saiba onde assistir UFC

Publicado em:

Última atualização:

Nos últimos anos, o principal torneio de artes marciais mistas teve uma mudança em suas transmissões no Brasil. Sendo assim, muitos fãs mais casuais acabaram ficando perdidos quanto a onde assistir o UFC. A organização conta com alguns dos principais lutadores brasileiros e ano após ano vem crescendo

Ela foi criada há 30 anos atrás, quando os amigos Art Davie e Rorion Gracie decidiram montar um torneio de luta jamais visto até então. No estilo mata-mata, atletas das mais diversas modalidades, como jiu-jitsu e kickboxing, por exemplo, se confrontavam para decidir qual a melhor arte marcial. Foi assim que nasceu o UFC.

Na época o torneio foi inspirado em uma série de vídeos feitos pela família Gracie, onde os estudantes de jiu-jitsu brasileiro disputavam contra outros atletas de modalidades diferentes, para chegar a um vencedor. Nesta competição não havia regras, afinal o objetivo era o combate real, com as técnicas e o estilo de cada modalidade e atleta.

Atualmente, depois das reformas na competição e com limites e regras para as disputas, o UFC se tornou um dos esportes mais populares do mundo, principalmente em países como Estados Unidos e Brasil.

Onde assistir o UFC?

Atualmente, existem três opções para assistir o UFC no Brasil. A principal delas é o UFC Fight Pass, serviço de streaming da organização. Sua assinatura mensal tem o valor de R$ 29,90. Já o plano anual custa R$ 298,80. No Fight Pass, você tem acesso a todos os eventos do UFC, além de poder assistir outras organizações de MMA e esportes de combate. Ele também conta com uma biblioteca de lutas enorme.

No entanto, se você deseja uma opção gratuita, o canal GOAT fechou um acordo com o UFC em abril de 2024. Nela, eles transmitirão as lutas preliminares dos eventos numerados no YouTube. Eles também publicam os melhores momentos dos eventos no dia seguinte.

Por fim, para assistir UFC na TV aberta, a única opção é a Band. A emissora fechou um acordo com a organização de MMA no qual transmite doze eventos da mesma por ano.

Quem são os campeões do UFC hoje?

Depois da chegada da Era Zuffa, muitas coisas mudaram no UFC, assim como para os atletas que competiam. Com isso, nomes como Vitor Belfort e Tito Ortiz construíram seu reinado no octógono e também ganharam popularidade por diversos cantos do país e do mundo.

Hoje com a diversidade de categorias no torneio, atletas cheios de talento se consolidaram no esporte, até mesmo atraindo a atenção de patrocinadores e possíveis oponentes. Neste panteão de guerreiros e guerreiras, só os melhores ganham o cinturão do chefe Dana White.

Conheça quem são os atuais campeões do UFC:

Alexandre Pantoja | Peso-mosca

O atual campeão dos pesos-mosca é um brasileiro de 34 anos, que entre suas 33 lutas, conquistou 28 vitórias, sendo oito delas por nocaute. Pantoja conquistou o cinturão da categoria em julho de 2023 , em um confronto com o mexicano Brandon Moreno, no qual venceu por decisão dividida dos juízes.

Sean O’Malley | Peso-galo

Na categoria peso galo o detentor do título é Sean O’Malley, lutador americano de 29 anos, que possui um belo histórico de vitórias no currículo. Sean já entrou 14 vezes no octógono do UFC e saiu vitorioso em 13 delas. O’Malley já enfrentou grandes lutadores como Marlon Vera e Petr Yan, além de Aljamain Sterling, de quem tomou o cinturão em setembro de 2023.

Ilia Topuria | Peso-pena

Topuria é um lutador invicto e detentor do cinturão peso-pena, com 15 lutas e 15 vitórias em sua carreira. O lutador de 27 anos estreou no UFC em 2020, em uma luta em cima da hora, substituindo o coreano Seung Woo Choi.  Alguns anos depois, com um arsenal de conquistas na bagagem, Topuria subiu ao ringue para enfrentar Alexander Volkanovski. Ele venceu o australiano e finalmente conquistou o tão sonhado cinturão.

Islam Makhachev | Peso-leve

O atual campeão da categoria peso-leve é Islam Makhachev, russo de 31 anos, que é um exímio lutador de Sambo (esporte de combate moderno da União Soviética).

Makhachev tem 27 confrontos na bagagem, sendo destes 26 vitórias, com cinco delas por nocaute. E para conquistar o cobiçado cinturão, o russo precisou derrubar o brasileiro Charles do Bronx, em um confronto em Abu Dhabi, em 2022. 

Mesmo mantendo uma boa trocação em pé, o brasileiro acabou surpreendido com um knockdown, sendo derrubado em um kata-gatame e finalizado. Neste dia, com o delírio da torcida, o russo se consagrava o novo dono do cinturão peso-leve.

Leon Edwards | Peso meio-médio

Jamaicano criado na Inglaterra, Leon Edwards conquistou seu título de campeão dos pesos meio-médio em um combate contra o nigeriano Kamaru Usman, em 2022. A luta que parecia se encaminhar para um resultado favorável a Usman, sofreu uma reviravolta no quinto round. Com um chute alto na cabeça de Kamaru, Edwards conquistou o tão sonhado cinturão, em uma das maiores viradas da história do UFC.

Dricus Du Plessis | Peso-médio

O campeão dos pesos-médios, Dricus Du Plessis, ou DDP como é conhecido, é um sul-africano de 30 anos, que também já foi campeão pelo KSW e pelo EFC. Du Plessis teve sua conquista do cinturão mais recentemente, em um confronto com o americano Sean Strickland em janeiro de 2024, com uma decisão dividida. 

Alex Pereira | Peso meio-pesado

Também conhecido como Alex Poatan, o brasileiro é o defensor do cinturão meio-pesado desde novembro de 2023, quando derrotou com um nocaute técnico, o tcheco Jiří Procházka. Desde então, Poatan defendeu uma vez seu título. Isso aconteceu no UFC 300, quando ele venceu Jamahal Hill por nocaute no primeiro round.

Jon Jones | Peso-pesado

O norte-americano de 36 anos, Jon Jones, luta atualmente nos pesos-pesados. Porém, sua carreira foi em grande parte construída nos meio-pesados, onde se tornou o campeão mais jovem da organização, aos 23 anos.

Jones conquistou o título do peso-pesado em 2023, contra o francês Ciryl Gane, líder do ranking até então. Com menos de três minutos de luta, o americano se tornou o oitavo lutador na história do UFC a conquistar títulos em duas divisões: peso-pesado (2023 e peso meio-pesado (2020), este último ficando vago alguns meses depois.