Início » Lutas » UFC » O que significa UFC? Veja essa e outras curiosidades sobre a franquia

O que significa UFC? Veja essa e outras curiosidades sobre a franquia

Publicado em:

Última atualização:

Muito embora quem more no Ceará, no Nordeste brasileiro, pense na Universidade Federal do estado ao ver a sigla UFC, para os amantes das artes marciais mistas, estas três letras em nada lembram estudos. Isso porque, no mundo de quem sabe o que é o UFC, a sigla significa Ultimate Fighting Championship, a maior franquia de artes marciais mistas da atualidade.

Por mais que o torneio seja bem famoso entre aqueles que treinam esportes como judô, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo e afins, para parte do público geral, alguns aspectos do programa não são tão conhecidos. Então, a seguir, entenda o que é o UFC e descubra um pouco mais sobre esse universo:

Um pouco da história do que é o UFC

Uma coisa que pouca gente sabe é que a origem do UFC é brasileira e sua história está intimamente ligada ao chamado jiu-jitsu brasileiro e à família Gracie. Isso porque foi Helio Gracie, junto a seus irmãos, fundou a academia Gracie Barra, o idealizador do que hoje é o Ultimate.

Em 1993, enquanto morava nos Estados Unidos, Rorion Grace, filho de Helio Gracie, organizou um torneio no qual representantes de diversas modalidades de artes marciais se enfrentavam. A ideia era descobrir quem seria o grande campeão de lutas. Em uma única noite, os participantes lutavam entre si até que apenas um restasse na arena e se consagrou o grande campeão. 

Surgia, assim, o primeiro Ultimate Fighting Championship, que coroou justamente Royce Gracie, irmão de Rorion, como vencedor. No início dos anos 2000, a franquia foi comprada pelos irmãos Fertita e se expandiu, tornando-se o espetáculo que conhecemos hoje. 

MMA não é vale-tudo

Um erro frequente entre aqueles que não conhecem o UFC é achar que as lutas não tem regras. Isso vem da antiga ideia do vale-tudo, competições de luta disputadas no Brasil desde a década de 1920. Na época, Carlos Gracie, pai de Helio, enfrentou um capoeirista e, para facilitar as coisas, definiu a luta em uma expressão: vale-tudo. Ou seja, não havia regras, jurados, luvas ou quimono. 

Nos anos seguintes, o próprio Helio Gracie popularizou o vale-tudo ao desafiar oponentes vindos do caratê, boxe, kickboxing, grappling, wrestling, sumô e outros esportes de combate. A ideia dele era mostrar como a técnica poderia se sobrepor à força. 

Contudo, com a popularização do MMA e sua consequente profissionalização, um conjunto de regras foram criadas. Uma das mais importantes foi a divisão em categorias, nas quais os atletas lutam apenas contra oponentes de peso parecido.

Hoje, quem sabe o que é o UFC entende que, além de regras básicas como a proibição de golpes baixos, dedo no olho, mordidas ou mesmo unhas compridas, existe uma série de golpes e movimentos que também não são permitidos a fim de garantir a justiça entre os competidores.

Como surgiu o octógono

Outra diferença curiosa do UFC para outros torneios de arte marciais é o formato da arena. No judô e no jiu-jitsu, por exemplo, as lutas acontecem em tatames quadrados. Já no boxe, em um ringue quadrado cercado por cordas, e no Ultimate, um octógono cercado por grades.

Rorion havia pensado de tudo para substituir as cordas do ringue de boxe tradicional, de cerca eletrificada a um tanque com tubarões. Tudo para evitar que os lutadores “escapulissem” pelo espaço entre as cordas, paralisando a luta. 

Mas quis um destino que ninguém menos do que John Milius cruzasse o caminho de Rorion Gracie. Milius é o nome por trás de sucessos como “Conan, O Bárbaro”, além de ter escrito “Apocalipse Now”. E foi dele a ideia do ringue octogonal que conhecemos hoje.

Rapidinhas do UFC

  • O UFC produz mais de 40 eventos ao vivo por ano, além de uma série de reality shows e séries sobre o MMA;
  • A programação do UFC é transmitida em mais de 165 países e territórios, em mais de 40 idiomas diferentes, por meio de mais de 60 parceiros de transmissão globais e para mais de 1 bilhão de lares com TV no mundo todo;
  • Segundo a própria organização, o principal público do Ultimate é de Millennials, ou seja, pessoas entre 25 e 45 anos;
  • Em 2013 o Ultimate lançou seu próprio serviço de assinatura. Intitulada UFC Fight Pass, além de transmitir as lutas ao vivo, a plataforma de streaming oferece um catálogo de lutas sob demanda, eventos de outras artes marciais além do MMA e conteúdos originais como realities e documentários;
  • Desde 2015 o Ultimate tem uma parceria com a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), com quem desenvolve um programa antidoping além de permitir testes aleatórios nos atletas, dentro e fora de competição, durante o ano todo;
  • Também foi em 2015 que o UFC lançou um padrão de vestimentas em parceria com uma marca esportiva, padronizando as roupas utilizadas pelos lutadores no octógono;
  • O UFC mantém uma parceria constante com uma clínica em Cleveland, dando apoio financeiro para pesquisadores que focam em estudos sobre o cérebro de lutadores.