Início » Lutas » UFC » UFC: perfil e estatísticas da peso-galo Norma Dumont

UFC: perfil e estatísticas da peso-galo Norma Dumont

Publicado em:

Última atualização:

A carreira de Norma Dumont no Ultimate Fighting Championship pode ser relativamente curta, afinal, são apenas quatro anos de UFC. Contudo, é tempo suficiente para a brasileira já ser a #10 no ranking da categoria peso-galo feminina no Ultimate

Norma começou a lutar quando tinha apenas 15 anos. Após uma pausa forçada na carreira devido ao trabalho, ela voltou a se dedicar à luta aos 19. Desde então, Norma vem colecionando conquistas. A brasileira é hexacampeã estadual e campeã nacional de sanda, uma arte marcial conhecida como boxe chinês. 

Sua estreia no MMA veio em 2016, quando participou do Jungle Fight, um dos maiores eventos de artes marciais mistas do Brasil. Naquela noite, Norma Dumont venceu Tainara Lisboa com um mata-leão aos três minutos do primeiro round. A brasileira ainda participou de mais três eventos — outro Jungle Fight, um Federação Fight e um Shooto Brasil — antes de, enfim, chamar a atenção de Dana White.

Assim, em fevereiro de 2020, Norma “The Immortal” Dumont entrou no octógono pela primeira vez na categoria dos penas. A brasileira fez parte do card preliminar do UFC Fight Night: Benavidez vs. Figueiredo. Infelizmente, sua estreia foi com derrota, com Dumont sendo nocauteada pela adversária Megan Anderson ainda no primeiro round.

Mas, fazendo jus ao seu apelido, a Imortal não se deixou abalar. Em novembro do mesmo ano, ela voltou ao cage para enfrentar Ashlee Evans Smith no UFC Fight Night: Smith vs. Clark, e saiu vitoriosa. Norma subiu de categoria e agora está entre os pesos-galo. Sua vitória mais recente foi em abril de 2024, quando derrotou Germaine de Randaime, mantendo uma invencibilidade que já dura quatro lutas seguidas. 

Perfil e estatísticas de Norma The Immortal Dumont

Norma Dumont tem 33 anos, 1,70 m de altura e 61 quilos, além de um alcance de 1,70 m. Vinda da Team Souto, o estilo de luta da brasileira tem base no sanda — uma modalidade que mescla elementos de artes marciais chinesas como o kung-fu com boxe. 

Além disso, ela é implacável na trocação, preferindo, assim, manter a luta em pé. Contudo, no solo, a brasileira tenta manter o ground and pound, dominando a oponente e mantendo-a de costas para o chão.

O cartel de Norma Dumont é de 11-2-0, ou seja, a brasileira tem apenas duas derrotas contra suas 11 vitórias. Destas, duas foram por finalização, ambas com um mata-leão. Norma também tem duas lutas finalizadas ainda no primeiro round. 

A Imortal tem uma taxa de precisão de striking de cerca de 50%, conectando 415 dos 838 golpes significativos (chutes, socos, cotoveladas e joelhadas) desferidos contra suas adversárias. Sua média de golpes por minuto é de 3,11 e seu alvo favorito é a cabeça. 

Ao todo, ela acertou suas rivais nesta região 280 vezes, além de 83 na área do tronco e mais 52 nas pernas de suas rivais. Além disso, 302 de seus golpes foram desferidos em pé, enquanto 75 saíram no clinch e apenas 38 foram no solo.

O tempo médio de luta de Norma Dumont é de 14m50, sua taxa de defesa de golpes é de 66% e a de defesa de quedas é de cerca de 70%.