Atual competidor dos pesos-leves do Ultimate Fighting Championship (UFC), Michael Chandler também já competiu pelo Bellator MMA de 2010 até 2020, campeonato em que se tornou campeão e foi o vencedor do Torneio Leve da quarta temporada da organização.
Hoje, Chandler é o 6º no Ranking peso-leve do UFC. Sua carreira no MMA começou depois de encerrar sua trajetória no wrestling amador. Desse modo, estreou profissionalmente em agosto de 2009 na Xtreme Couture, quando venceu por nocaute técnico no primeiro round.
Depois disso, estreou no Strikeforce em novembro do mesmo ano e venceu Richard Bouphanouvong por nocaute técnico no segundo round. Chandler continuou a acumular ainda mais vitórias, destacando-se por uma finalização rápida em sua luta seguinte no Strikeforce, em maio de 2010.
Já sua entrada no Bellator MMA ocorreu em setembro de 2010, onde venceu Scott Stapp por nocaute técnico no primeiro round. Porém, o maior destaque de sua passagem foi o Torneio de Leves da 4ª Temporada do Bellator em 2011, quando avançou com uma finalização sobre Marcin Held e uma vitória por decisão sobre Lloyd Woodard na semifinal. Na final, derrotou Patricky Freire por decisão unânime, conquistando uma oportunidade de disputar o cinturão contra Eddie Alvarez.
História de Michael Chandler no UFC
Michael Chandler assinou com o UFC em setembro de 2020, inicialmente como reserva para a luta pelo título entre Khabib Nurmagomedov e Justin Gaethje no UFC 254. Porém, sua estreia na organização ocorreu apenas em 24 de janeiro de 2021, no UFC 257, onde enfrentou Dan Hooker e venceu por nocaute técnico no primeiro round, conquistando o prêmio de Performance da Noite.
Em seguida, Chandler disputou o título peso-leve, que na época estava vago, contra Charles Oliveira no UFC 262, realizado em 15 de maio de 2021. Apesar de um primeiro round bom em que quase finalizou Oliveira, Chandler perdeu por nocaute técnico no início do segundo round.
Enquanto isso, no UFC 268, em 6 de novembro de 2021, Chandler enfrentou Justin Gaethje, mas acabou perdendo por decisão unânime, sendo premiado com Luta da Noite — esta luta foi considerada uma das melhores do ano por diversos canais da mídia especializada.
Em 7 de maio de 2022, no UFC 274, Chandler nocauteou Tony Ferguson com um chute frontal no segundo round e conquistou seu segundo prêmio de Performance da Noite e o segundo lugar no prêmio Crypto.com “Fan Bonus of the Night“.
Já em 12 de novembro de 2022, no UFC 281, Chandler enfrentou Dustin Poirier e perdeu por finalização com um mata-leão no terceiro round, sendo premiado com Luta da Noite.
Por fim, além de suas lutas, Chandler também foi treinador no The Ultimate Fighter 31 contra Conor McGregor, culminando com um aguardado confronto no peso meio-médio marcado para o UFC 303 em 29 de junho de 2024. Porém, a luta foi cancelada por conta de lesão de McGregor.
Principais conquistas
Entre as conquistas de Michael Chandler no UFC, o lutador ganhou o prêmio de Performance da Noite duas vezes, nas lutas contra Dan Hooker e Tony Ferguson. Além disso, também venceu o prêmio de Luta da Noite duas vezes, em combates contra Justin Gaethje e Dustin Poirier.