A história do wrestler Mateusz “Gamer” Gamrot no Ultimate Fighting Championship começou há apenas quatro anos, mas hoje o lutador já é o #5 no ranking dos pesos-leve do UFC. Isso sem falar que sua carreira profissional anterior à franquia é repleta de conquistas e lutas emocionantes.
Hoje com 33 anos, o polonês é apaixonado pelo mundo das artes marciais desde criança. Então, ainda durante seus tempos de escola, ele se tornou atleta de wrestling. Assim, mesclar essa sua paixão com outros estilos de luta dentro do octógono pareceu ser o caminho natural para Mateusz.
Gamer, que tem como ídolo nomes como o sua compatriota e lutadora Joanna Jedrzejczyk e o ex-lutador canadense George Saint-Pierre, veio da American Top Team. Sua carreira profissional começou em 2012, quando o polonês derrotou Arbi Shamaev em um evento chamado XFS: Night of the Champions.
Na ocasião, o médico precisou intervir no combate para checar as condições do oponente de seguir após receber um golpe fulminante do polonês. Assim, o juiz interrompeu a luta e Gamrot foi declarado vencedor por nocaute técnico.
Então, no ano seguinte, Gamrot entrou para o Konfrontacja Sztuk Walki (KSW), a maior franquia de MMA da Polônia. Após uma sequência de dez vitórias, Mateusz ganhou a chance de disputar o cinturão do KSW em 2016. A luta durou três rounds completos e, ao final, os juízes decretaram novamente o “Jogador” campeão dos leves por decisão unânime.
Em seguida, Gamrot seguiu invicto por mais sete lutas — apenas com um no contest na sequência, após o oponente levar dois golpes no olho. Nesse período, Gamrot defendeu seu título seis vezes, vencendo todas e mantendo-se dono do cinturão no KSW.
Mateusz Gamrot chega ao UFC
Em 2020, oito anos após começar no MMA profissional, o polonês entrou no octógono pela primeira vez. A luta valeu pelo card preliminar do UFC Fight Night: Ortega vs. O Zumbi Coreano. A estreia veio quebrar a sequência de vitórias de Mateusz, que, naquela noite, perdeu com uma decisão dividida dos juízes para Guram Kutateladze.
No ano seguinte, no entanto, Gamrot voltou ao cage e, dessa vez, o wrestler deu o show que seus fãs estavam acostumados a ver. O Jogador venceu Scott Holtzman com um nocaute técnico ainda na primeira metade do segundo assalto. Após ser declarado campeão quatro vezes seguidas, o polonês perdeu para Beneil Dariush.
No entanto, logo ele voltou a ter o braço erguido pelo juiz e há quatro confrontos ele segue invicto novamente. Sua luta mais recente foi contra o brasileiro Rafael dos Anjos, em março de 2024. Na ocasião, os juízes declararam por decisão unânime a vitória do polonês.
Números e estatísticas
- Idade: 33 anos
- Altura: 1,78 m
- Peso: 70 quilos
- Alcance: 1,79 m
- Cartel: 24-2-1 (V-D-E)
- Vitórias: 8 por nocaute | 5 por finalização | 3 no 1º round
- Golpes significativos desferidos: 651
- Golpes significativos conectados: 333
- Taxa de efetividade: 51% | 3,09 golpes sig. conectados por minuto
- Golpes por posição: 272 em pé | 27 no clinch | 34 no solo
- Golpes por área: 242 na cabeça | 50 no corpo | 41 nas pernas
- Tentativas de queda: 107
- Quedas aplicadas: 12 | 36% de precisão