Vindo de vitória na luta principal de Las Vegas, Marcin Tybura busca retornar ao bom momento e conquistar uma posição entre os 10 melhores na categoria peso-pesado. No duelo contra Tai Tuivasa, o lutador polonês apelidado de Tybur ganhou por finalização ainda no primeiro round.
No combate, o que mais chamou a atenção do público foi a estratégia do atleta. Ao ver que seu adversário veio com bastante investidas, o atleta de Uniejów adotou uma postura cautelosa e aproveitou bem para aplicar um mata-leão na reta final do primeiro assalto, mesmo coberto de sangue.
Em seu próximo evento, o esportista vai enfrentar Sergey Spivak, que ocupa a nona posição do ranking geral e conta com um cartel de 16 vitórias e quatro derrotas. Entretanto, ambos vêm em momentos diferentes, já que o moldavo vem em tom pessimista após perder para Ciryl Gane na 266ª edição da liga.
O evento, que vai ter como principal atração a luta do polaco contra o Polar Bear, está marcado para 10 de agosto em Las Vegas. A competição ainda vai contar com outros combates, como: Damon Jackson vs José Mariscal; Yana Santos vs Chelsea Chandler e Karl Williams vs Jhonata Diniz.
Quer saber mais sobre a carreira do peso-pesado Marcin Tybura? Então acompanhe a leitura do artigo para ver sua trajetória, seu perfil e estatísticas.
A trajetória de Marcin Tybura como lutador
Antes de sua entrada no UFC, Marcin Tybura já atuava como lutador em eventos regionais da Polônia desde 2006, vencendo duas vezes no MMA amador de seu país. Além disso, o atleta também é multimedalhista em jiu-jitsu brasileiro e chegou a ser campeão mundial no peso-pesado do M-1 Global.
Entre as maiores curiosidades sobre o esportista está que uma vez chegou a fazer duas lutas numa mesma noite no PMMAF, finalizando Robert Marcok e vencendo Adam Wieczorek por decisão em sequência.
Outro fato interessante é que o polaco já também trabalhou como construtor, fazendeiro, bartender e caminhoneiro enquanto se profissionalizava nas artes marciais. Ainda vale destacar que Tybura conta com mestrado realizado na Uniwersytet Lodzki.
Sua estreia no Ultimate Fighting Championship é datada em 10 de abril de 2016. Com luta de poucas emoções, seu adversário Timothy Johnson venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). Mesmo com a derrota, o Tybur continuou buscando refinar suas habilidades e força. Seu desempenho posterior contra Viktor Pešta rendeu a ele o prêmio de Performance da Noite após acertar um fortíssimo chute alto aos 53s do segundo round e nocautear o adversário, que ficou sendo atendido pelos médicos enquanto o juiz anunciava a vitória de Marcin Tybura.
Entre seu cartel, o lutador, que já está com 38 anos, conta com 25 vitórias e oito derrotas. Nas estatísticas gerais dos confrontos ganhos são: nove por nocaute, sete por finalização e nove por decisão dos juízes. Seu maior recorde de sequência no UFC aconteceu entre 2020 e 2021, quando o polaco conseguiu cinco vitórias consecutivas.
A derrota veio para Alexander Volkov em decisão unânime no final de 2021. Entretanto, Marcin Tybura conseguiu a revanche no evento seguinte. Após isso, o esportista só foi perder novamente em 2023, por nocaute técnico contra Tom Aspinall.